terça-feira, 29 de setembro de 2009

Discurso de abertura do IV Rural Tecnoshow

Senhoras e senhores, boa tarde.

Pelo quarto ano consecutivo , promovemos nosso Rural Tecnoshow. Este evento , quando idealizado , pretendia limitar-se ao consumo interno dos sócios da Sociedade Rural do Paraná que poderiam assim, através de uma agenda técnica de palestras , seminários e cursos , buscar o aprimoramento da prática agrícola .

Não há dúvida de que nossas acanhadas pretensões iniciais foram superadas. O Rural Tecnoshow , hoje , inclui em sua agenda eventos de excelência sob o ponto de vista técnico e incorporou tamanha diversidade em sua programação que a comunidade de participantes ampliou-se para muito além do quadro de sócios desta instituição. .
.
Senhoras e senhores , para a realização deste IV Rural Tecnoshow, elegemos como tema de destaque o trigo. O Trigo, produto agrícola que o Brasil não possui auto-suficiência , que o Paraná responde por mais da metade da produção nacional necessita passar por uma ampla discussão envolvendo todos os elos da cadeia deste cereal. A nossa expectativa é que os debates que serão travados , possam contribuir para o aprimoramento de nossa política agrícola para a produção de trigo. Uma política que garanta pão ao consumidor , insumo para a indústria , renda ao produtor e auto-suficiência ao Brasil. Conhecemos as acertadas iniciativas, tanto do governo federal quanto do governo estadual, voltadas ao estímulo à produção doméstica do trigo.Entretanto, a safra deste ano, tão comprometida pelas adversidades climáticas, nos alerta à respeito da dimensão do desafio que será alcançar a auto-suficiência na produção.

Em 2006 , quando criamos este evento , vivíamos ainda a ressaca da decretação dos focos de febre aftosa em nosso Estado e esta foi uma das razões para transformarmos o evento EuroZebu, focado principalmente na comercialização de bovinos, neste Rural Tecnoshow.

Hoje , ao percebermos o tempo que se passou , ao observarmos o trabalho executado, por produtores, técnicos ,autoridades estaduais e federais , é que nos damos conta do quanto avançamos e onde podemos chegar. O Paraná já é considerado uma região livre de febre aftosa com vacinação , mas parece natural que, mais cedo ou mais tarde, possamos extinguir por completo a vacinação, visto que há muito não se detecta sinal algum da presença do vírus da febre aftosa em nosso estado. Aliás , há muito tempo mesmo, certamente mais do que os quatro anos alegados pelas autoridades sanitárias federais.

Eliminando-se as vacinações, atingiríamos o ápice sob o ponto de vista sanitário de qualidade em nossos rebanhos e , além da expectativa de abertura de novos mercados internacionais , além de passarmos a fornecer ao consumidor brasileiro e paranaense a melhor carne bovina mundial , abriríamos as portas do estado para novos investimentos.

Estes Investimentos viriam de grupos agroindustriais interessados em matéria-prima nobre, como assim será considerada a carne paranaense e seus derivados industriais; em nosso leite e em toda a imensa gama de derivados lácteos , aptos a ocuparem espaços nas gôndolas dos supermercados de todo o mundo. Este é o caminho natural que certamente iremos trilhar.

Senhoras e senhores , é evidente que não poderíamos promover um evento desta magnitude ,se não contássemos com o apoio de alguns importantes parceiros. A FAEP , o Sindicato Rural de Londrina, o SENAR , a Emater , a Embrapa , a Emater , o IAP , o Iapar, a SETI , a Sema, a SEAB, o Ministério da Agricultura e Pecuária e a UEL , Universidade Estadual de Londrina, nossos diversos parceiros comerciais e , de maneira decisiva , o próprio Governo do Estado do Paraná que , como o Governador Roberto Requião sempre afirmou , jamais deixou que faltassem recursos para a realização de eventos técnico capazes de qualificar a agropecuária paranaense.

Enfim: palestras , seminários , tecnologia , informação , exposição e negócios . Tudo isto é o IV Rural Tecnoshow que começa hoje e se estende até domingo.A todos os participantes , reafirmo as boas vindas e espero sinceramente que aproveitem ao máximo este importante encontro da agropecuária paranaense e nacional.

Muito obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário