segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Biocombustível democratiza produção e acesso à energia

Ribeirão Preto - SP (16.11.2009) - A produção de biocombustíveis a partir de cana-de-açúcar é uma forma de democratizar energia, pois não há necessidade de ser ter uma reserva fixa de matéria-prima como no caso do petróleo, reforçou, nesta manhã, o diretor do Departamento de Agronergia e Cana-de-Açúcar do Ministério da Agricultura, Alexandre Strapasson. O diretor fala, neste momento, em Ribeirão Preto para uma platéia de representes do governo e do setor privado de 20 países em desenvolvimento sobre o modelo brasileiro de produção de etanol.
De acordo com Strapasson, o etanol, porém, não é uma solução completa para a demanda crescente de energia do mundo. “Precisamos pensar em uma matriz energética com todas as energias integradas. O etanol não é um substituto integral de outras fontes, mas é uma alternativa limpa, renovável e competitiva. O diretor explica também que não há um modelo único de produção do biocombustível. “O Brasil foi se aperfeiçoando e conquistou uma indústria bastante competitiva. É possível outros países adequarem esse modelo às suas realidades. As nações têm estratégias diferentes em termos de políticas públicas, infraestrutura e uso do território”, completou.
Strapasson informou ainda que uma boa forma de se iniciar um programa de etanol é instituir a mistura obrigatória do combustível à gasolina, como ocorre no Brasil. Ele explica que a mistura de até 10% de etanol na gasolina não demanda alteração nos motores dos veículos, possibilitando o início de uma produção em larga escala do biocombustível sem modificar, inicialmente, a estrutura de postos de combustível e da indústria automotiva.
Há potencialidades de clima, solo e áreas disponíveis principalmente nos países localizados na faixa tropical do planeta para a produção de etanol. Algumas dessas nações da África, América, Ásia e Oceania participam, até sexta-feira (20), da 2ª Semana do Etanol: compartilhando a experiência brasileira, em Ribeirão Preto, SP.
Anuário - Nesta manhã, Strapasson lançou também a versão em inglês do Anuário Estatístico da Agroenergia 2009 (Agrienergy Statistical Yearbook 2009). A publicação, disponível no site www.agricultura.gov.br, do Ministério da Agricultura traz dados nacionais e internacionais de produção de cana-de-açúcar e seus subprodutos, modelos de produção etc. (Laila Muniz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário