sábado, 21 de novembro de 2009

Nos USA , começõu em 1935

A primeira vez que o termo "ação afirmativa" apareceu na legislação norte-americana foi em 1935, no Ato Nacional das Relações de Trabalho, que estabelecia que "um empregador que fosse encontrado discriminando contra sindicalistas ou operários sindicalizados teria que parar de discriminar e, ao mesmo tempo, tomar ações afirmativas para colocar as vítimas nas posições onde elas estariam se não tivessem sido discriminadas

2 comentários:

  1. Ei, Kireff, não existia a lei das cotas para os proprietários rurais nas universidades federais - se fossem proprietários rurais estavam com vaga dentro de Agronomia e Veterinária - até 1970 - valeu na Bahia e outros estados.
    Seria para facilitar a difusão de conhecimento para os proprietários rurais. Mas eram os ricos proprietários de terras - uma ação afirmativa com certeza.
    Era a Lei do Boi - lembra-se?

    ResponderExcluir
  2. Lembrar não me lembro da lei do Boi: nasci em 66. Mas tenho conhecimento dela sim.Segundo me informei, a primeira iniciativa de ação afirmativa foi tomada por Getúlio Vargas , com a lei dos 2/3 de 1943, que criava uma reserva de mercado à mão de obra nacional em empresas de capital estrangeiro, as multinacionais aqui instaladas à época.

    ResponderExcluir