Há algum tempo, no dia 4 de setembro para ser exato, postei neste blog algumas colocações à respeito do mérito da criação da Universidade Técnica Federal-Londrina. Na ocasião, dividi o mérito, entre o André Vargas e o Alex Canziani. Rapidamente, um internauta postou um comentário explicando que , na verdade, o deputado Alex Canziani fora o relator do projeto de lei que transformou o CEFET em UTF, Universidade Técnica Federal -Londrina. Na ocasião, prometi corrigir oportunamente a gafe e é o que estou fazendo agora. Espero que, agora certo, não esteja cometendo nenhuma injustiça com o Deputado Federal André Vargas
Sr. Alexandre, bom dia.
ResponderExcluirO deputado Alex Canziani não só foi relator do projeto que transformou o Cefet do Paraná na primeira Universidade Tecnológica do país como gestionou diretamente a instalação de uma unidade em Londrina e em Apucarana. Também gestionou a instalação do IFPR (ou Ifet) em Londrina, Ivaiporã, Paranaguá e em outras localidades.
A obra da Universidade Tecnológica em Londrina é do Governo federal, através do MEC, mas a gestão foi feita pela participação intensiva do deputado Alex Canziani, que na época intercedeu positivamente perante a Prefeitura, que também precisava entrar como parceira no projeto.
Canziani, que é membro da Comissão de Educação da Câmara Federal e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional e Tecnológica do Congresso Nacional, também destinou emendas parlamentares para incrementar a construção da unidade.
Temos relatos e comprovações de toda a história narrada acima, que já perdura por mais de seis anos.
Para a concretização deste sonho, aliás, vale destacar também o empenho do ministro Fernando Haddad e o papel importante que teve o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, como também a participação e a vontade política do próprio presidente Lula.
A cidade merecia a Universidade Tecnológica e por isso Londrina e região estão de parabéns!
Agradecemos a oportunidade pelo esclarecimento.
ASSESSORIA ALEX CANZIANI
DEPUTADO FEDERAL