quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Água e desenvolvimento


Pois é, água e desenvolvimento são fortemente correlacionados. A variação na disponibilidade de água das regiões está forte e negativamente relacionada à renda per capita. Países com uma variabilidade muito grande de chuvas tendem a ser mais pobres, enquanto a baixa variabilidade (maior previsibilidade) está associada à prosperidade econômica.
Irrigação e armazenagem
Isto sugere que é necessário desenvolver-se o armazenamento de água durante estações chuvosas e também dos sistemas de irrigação durante os períodos secos em países e regiões com alta variabilidade de precipitação pluviométrica
Pobreza
As regiões mais pobres do planeta são aquelas onde há baixa quantidade de água disponível por pessoa, falta de irrigação e reduzida capacidade de armazenamento por falta de barragens, reservatórios, de rios perenes ou cheias sazonais.
Tensão hídrica
Asssim, os dez países detentores dos menores índices de desenvolvimento humano do mundo são píses que vivem exatamente sobre tensão hídrica: Níger, Serra Leoa, Mali, Burkina Faso, Guiné Bissau, República Centro-Africana, Chade, Etiópia, Burundi e Moçambique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário