Jeffrey Sachs, autor do livro "A Riqueza de Todos" e diretor do Instituto Terra da Universidade de Colúmbia, está entre os defensores da transição demográfica.
Meio termoEste grupo intermediário reconhece os ganhos advindos do desenvolvimento tecnológico e sua capacidade, ainda que parcial, em substituir a limitação dos recursos obviamente fixos dos recursos naturais.
ExemploOs ganhos de produtividade na agricultura através da seleção de variedades de sementes, aprimoramento das técnicas de irrigação e cultivo permitem que se produza cada vez mais em uma menor área. Sem dúvida preservando o meio ambiente por evitar a expansão das fronteiras para aumentar-se a produção.
Crescimento populacionalEntretanto, o crescimento populacional ainda tem um impacto severo sobre as bases fixas dos recursos naturais.Trata-se de uma balança,ora pendendo para os ganhos tecnológicos, ora para os impactos sobre o meio ambiente planetário.
ResultadoO resultado decorrente das forças antagônicas do desenvolvimento tecnológico e do aumento da população dependerá da eficácia das novas tecnologias em substituir os processos naturais dos quais nos utilizamos além claro, do comportamento da população.
Redução voluntária da fertilidadeOs defensores da transição demográfica sugerem que se deva empreender esforços públicos para a aceleração da redução voluntária das taxas de fertilidade para que se alcance a estabilidade da população mundial.
Duas frentesCom ações sobre o crescimento demográfico, haveriam duas frentes de ações: a tecnológica, aprimorando a eficiência na utilização dos recursos e processos naturais, e a populacional, diminuindo a pressão da demanda pelos mesmos recursos e processos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário