quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Expô

Como se referir à Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina?Expô Londrina,
Expo Londrina,Expolondrina ou ExpoLondrina?
Expô Londrina
Considerando a palavra "Expô" como uma oxítona, evidentemente exige esse acento circunflexo aí. Mas cá entre nós: fica feio para chuchu! Expô Londrina: descartado.
Expo Londrina
Também poderíamos adotar esta grafia, considerando a sílaba "ex" como tônica o que suprimiria qualquer acento. Mas aí resultaria em uma sonoridade meio americanizada, incoerente com nosso nortão do Paraná. Também não vamos de Expo Londrina...
Expolondrina
Gosto desta maneira de referir-me à nossa exposição. Mas há um problemão: londrina com letra minúscula? Tá certo que, neste caso, Londrina está fazendo parte de uma nova palavra promocional,não está isolada o que autorizaria seu uso desta maneira.Mas não dá para ficar chamando Londrina de londrina, mesmo com autorização gramatical.
ExpoLondrina
Acho que é por aí. Mesmo que em minhas postagens eu use todas as formas descritas até o momento indiscriminadamente, durante reunião com a jornalista Raquel Rodrigues optamos por esta grafia.Vamos de ExpoLondrina, apenas Expô para os íntimos.
Obs.: Quanto ao hífen, não vamos nem tocar no assunto, ok?

4 comentários:

  1. ExpoLondrina.
    Acho que desta maneira dá para se explorar o mkt da feira com grafismos e formas interessantes.
    Valeu,
    Lincoln Tramontini

    ResponderExcluir
  2. Também apoio o ExpoLondrina!
    Não sou uma expert em palaras...Mas esteticamente olhando é mais agradavel!

    ResponderExcluir
  3. ExpoLondrina soa melhor.
    Ta dado o meu voto!

    ResponderExcluir