sábado, 23 de janeiro de 2010

Guerra de água


Regiões secas estão mais pré dispostas a guerras e conflitos? Aparentemente, sim. Edward Miguel e colaboradores são os responsáveis por esta contribuição científica que estabelece a conexão entre escassez de água e conflitos.
Elo chave
Segundo os estudos, parece que o declínio na quantidade de chuvas provoca o encolhimento da economia devido às quebras de safras agrícolas e o suprimento de alimentos que acaba por desencadear os conflitos.
Análise comparativa
Quando os autores compararam as chuvas com as variáveis políticas tais como democracia, divisões étnicas, divisões religiosas, herança colonial, etc, concluiu-se que a variável chuva foi mais importante do que as políticas quanto à temporalidade e ao local dos conflitos.
Conclusão
A leitura dessas descobertas, segundo os autores, é que os fatores econômicos decorrentes da escassez de chuvas impõem-se sobre todos os demais como causa dos conflitos civis na África e que os aspectos institucionais e políticos têm impacto muito menor.

Um comentário:

  1. Caro amigo, inúmeros documentários tem nos provado isso dia-a-dia. É situação em que nos encontramos é o pré-caos. Pessoas de bem como você, tem por obrigação, que lutar em favor da humanidade. Um grande abraço e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir