quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Nação de agricultores

Já escrevi por aqui à respeito das caractrísticas de cada tipo de nação e sua aptidão à guerra. As nações de agricultores historicamente tinham alguma aptidão à guerra mas desde que fossem curtas e ocorressem no período de desenvolvimento das lavouras porque, durante a colheita e plantio, os exércitos de lavradores se desmobilizavam.
Nações de pastores.
Na antiguidade eram as nações mais adaptadas às guerras porque se deslocavam com seus rebanhos, suas famílias e, principalmente, sua fonte de alimentos: o gado. Eram temidos.
Agricultores fazem palestras
Foi fazendo analogia com as características das nações da antiguidade (originalmente classificada por Adam Smith) e os agricultores atuais que cheguei à conclusão de que a dificuldade de mobilização atual é fruto das mesmas dificuldades dos guerreiros agricultores do passado: não dá para deixar os campos em determinadas épocas. Por isso, apenas diante de situações realmente críticas há a mobilização da agricultura. Em outras circunstâncias, o máximo que conseguimos é a organização de uma palestrinha e olha lá.

Um comentário:

  1. Interessante o paralelo que vc estabeleceu.
    Vale acrescentar que não somos gente habituada a catástrofes e ou querras.
    Vivemos num tal paraíso, onde a vaca não morre de fome, passa o inverno mais magrinha, mas passa.
    Daí um pouco do nosso comodismo.
    Se a crise for no vizinho, uau, poderá estar aí a grande oportunidade!
    Se o vizinho nada me pedir, não estenderei a mão e fazemos cara de paisagem....
    O Brasil criou até um slogam: "ema, ema, ema, cada um com seus problemas.....!"
    Pois é, não vivemos o bastante para saber que juntos somos maiores e melhores.
    Nos falta muita estrada para ter espírito crítico, dissernimento e senso de justiça.
    Com o passar dos anos, com os erros, haveremos de ser um país melhor, com seres humanos mais coerentes e sensíveis ao problema dos outros; um país com mais ações e menos demagogia, mais maduro e aí sim, um país de todos e para todos.

    ResponderExcluir