sábado, 23 de janeiro de 2010

Quanto mais melhor?

Já ouviu falar dos economistas "otimistas populacionais"? Estes economistas acreditam que não há limite populacional para nosso planeta porque sempre haverá tecnologia suficiente para criar as condições necessárias para abrigar qualquer quantidade de pessoas.

Simon Kuznets e Michael Kremer
Estes economistas defendem a tese de que quanto maior a população, maior a tendência desta população produzir os avanços tecnológicos. Consideram que o avanço econômico e tecnológico provém da parcela considerada "genial" da sociedade.
Gênios
Segundo os economistas citados, os gênios representam uma fração pequena mas constante das populações o que significa dizer que quanto mais gente, mais gênios também.
Muito mais gênios
Assim, em uma população de 1 bilhão de pessoas, haveria 10 vezes mais gênios do que em uma população de cem milhões ,resultando em uma produção científica e tecnológica muito maior.
Mundo moderno
Como a atestar esta tese, o crescimento econômico moderno poderia ter sido estimulado pelo fato da população ter atingido a marca de 1 bilhão por volta de 1830 , gerando um número de cérebros geniais capazes de desencadear uma revolução tecnológica mundial e suas consequências que vivenciamos atualmente.
Em tempo
Em tempo: existem ainda os economistas classificados como "pessimistas populacionais" e aqueles que entendem ser necessaria uma transição demográfica para taxas de fertilidade menores, especialmente em populações mais pobres.

Um comentário:

  1. Eu sou um sociólogo pessimista populacional, mesmo que isso possa assustar! A teoria de "quanto mais, melhor" esbarra quando pensamos na questão da água, do petróleo, da depredação do meio-ambiente, da produção agrícola finita e do caos. "Contra fatos não há argumentos". É a constatação empírica contra a teoria epistemológica academicista.

    ResponderExcluir