quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Azeite puro de oliva e... Brasileiro!


A produção brasileira de azeite de oliva em caráter comercial dá os primeiros passos, no sul de Minas. Já são trezentos hectares plantados no sul de Minas, numa expectativa de colher entre cinco e oito toneladas este ano. A colheita vai até abril.

30 anos

Os trabalhos começaram há mais de trinta anos na fazenda experimental Maria da Fé. Hoje,todo o óleo consumido no país é importado. Em 2008 e no ano passado, os pesquisadores sul mineiros fizeram as primeiras extrações em caráter experimental, agora começa a produção em maior quantidade. É a primeira vez que acontece a extração comercial de azeite no sul de Minas.

Máquina Italiana

Uma máquina importada da Itália foi comprada pela Epamig e vai produzir o óleo a partir das azeitonas cultivadas na região. A expectativa é produzir mil litros neste primeiro ano. O azeite produzido em Minas deve ser comercializado a partir de abril.

Com informações extraidas do site Agrolink

Um comentário:

  1. Mais uma vez o Brasil mostrando que é capaz de evoluir muito através da ciência... Agora é torcer que as pesquisas evoluam a ponto de se tornar acessível aos pequenos produtores...

    ResponderExcluir