terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

E o etanol?

Vai ainda ser notícia muitas vezes este ano. Ao contrário de algumas análises precipitadas, a diminuição da oferta de etanol hidratado não coloca em risco o programa deste biocombustível. Os carros brasileiros que atualmente se abastecem de etanol são flex e qualquer pressão nos preços provoca a migração do consumidor para a gasolina. No passado,os veículos movidos a álcool ,que é o mesmo produto que hoje chamamos de etanol, não tinham opção: era álcool ou álcool.
Investimentos
Isso sem falar que é exatamente esta pressão de demanda que irá estimular novos investimentos no setor. A escassês estimula o aumento da produção. No passado, os veículos movidos a álcool não tinham opção: era álcool ou álcool e a resposta do aumento da produção não era rápida o suficiente para atender a frota a tempo. Simplesmente o consumidor, sem combustível à disposição, mudou para o carro à gasolina.
Notícia
Mas que será notícia , isso é inevitável. O etanol está sujeito às variações climáticas que impactam diretamente na produção da cana. Está sujeito também às oscilações do mercado internacional do açúcar, já que a matéria prima deste e do etanol é a mesma. Isso sem falar da possibilidade de importação de etanol de outros países, como os USA, que produzem o combustível de forma subsidiada à partir do milho. Certamente, ao longo deste ano, o etanol será notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário