quarta-feira, 31 de março de 2010

50 anos de ExpoLondrina

Quando os pioneiros da Sociedade Rural do Paraná decidiram promover a I Exposição Agropecuária de Londrina, tenho certeza que jamais poderiam imaginar que, hoje, cinqüenta anos após, a nossa exposição assumisse as proporções desta edição. Há cinqüenta anos, certamente não poderiam imaginar que nosso evento pudesse receber um público como o atual, em torno de meio milhão de visitas e tão pouco que envolvesse uma movimentação global financeira da ordem de 180,190 milhões de reais. Entretanto, de uma coisa tenho certeza: ninguém estava pensando acanhadamenteo e havia sim a ambição e a determinação de se promover uma grandiosa exposição agropecuária.

Afirmo isso porque ao longo dos dois últimos anos acompanhei de perto os trabalhos de organização de nosso acervo histórico para a preparação do Museu da Rural que será inaugurado na ExpoLondrina. As atas as quais tive acesso testemunham em favor da ousadia e da coragem dos pioneiros da Sociedade Rural do Paraná e da nossa própria Londrina. Aliás, considerando-se que Londrina tem apenas 75 anos e a Rural já está com seus 63, é fácil perceber que os protagonistas tanto da história de Londrina quanto da história de nossa Exposição muitas vezes se confundem. E seria uma injustiça histórica atribuir a esses pioneiros qualquer traço de acanhamento ou falta de ousadia. Pelo contrário, os registros arquitetônicos, as primeiras construções já denunciavam as intenções veladas, tanto relativas ao nosso município, quanto ao futuro de nossa exposição, pela sua própria grandiosidade.

É verdade que nosso Parque Governador Ney Braga já é bem maior do que quando foi inaugurado e também que está bem melhor aparelhado para receber o público de Londrina e região durante as Exposições. Mas também é verdade que o que viabilizou este crescimento sempre vivo foi a chama da ousadia e da vontade sempre presente entre os sócios da Rural que, desde o início, sempre trabalharam de forma voluntária e não remunerada.

A Expolondrina 2010 está aí, pronta para ser inaugurada. Como sempre, receberemos a grande mostra da genética pecuária nacional. Grandes leilões serão promovidos e certamente nossas pistas de julgamento já sinalizarão quais animais serão os grandes responsáveis pela melhoria genética de nossos rebanhos. Produtores de todo o Brasil também poderão ter acesso a muita informação em nossas palestras técnicas, seminários e cursos que certamente tornam a Expolondrina a mais importante feira nacional no que se refere à produção e disseminação de conhecimento. Também contaremos com um grande parque de máquinas e equipamentos expostos oferecendo a mais moderna tecnologia aos produtores presentes o que, certamente, propiciará o fechamento de negócios em cifras importantíssimas, até porquê, este ano a oferta de crédito supera os 150 milhões de reais.

Quanto ao público, certamente receberemos centenas de milhares de famílias, de visitantes, que poderão não apenas conhecer um pouco do que se faz e se produz em nossos campos, mas também viver momentos de lazer e entretenimento de qualidade, sempre com muita segurança e cada vez com mais conforto. É por isso que investimos em infra-estrutura básica, tanto no setor de alimentação, na segurança, quanto no sanitário, além de importantes intervenções garantindo acessibilidade a portadores de necessidades especiais.

Já faz algum tempo que a Exposição deixou de ser apenas agropecuária. Atrevo-me a afirmar que se trata de uma exposição agropecuária, industrial, comercial e, desde que passamos a contar com o FILO e o Festival de música em nossa programação, também cultural. Também já faz algum tempo que a ExpoLondrina deixou de ser um evento apenas da Rural.Pertence, certamente, a todos os londrinenses e paranaenses. É por estas e outras tantas razões que acho fantástico quando apresentamos a ExpoLondrina como sendo “O maior espetáculo da nossa terra”, com todos os duplos sentidos contidos na declaração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário