quinta-feira, 4 de março de 2010

Challenger


Em um belo dia de janeiro de 1986, o ônibus espacial Challenger explodiu apenas setenta e quatro segundos após ser lançado. O que se sucedeu, então, foi surpreendente e foi abordado no livro "A Sabedoria das Multidões", do James Surowieck. Já abordei esta mesma história por aqui há meses, mas vale à pena tocar no assunto de novo.

Televisão e a Bolsa

Como o evento fora televisionado, rapidamente a notícia se espalhou e em apenas oito minutos a primeira reportagem à respeito do acidente chegou à Dow Jones, a bolsa de N.Y.

Reação

Rapidamente o mercado de ações reagiu. Em poucos minutos as ações das quatro principais empresas responsáveis pelo lançamento do ônibus espacial começaram a despencar. Vinte minutos após a primeira notícia, as ações de três dessas empresas já haviam caído algo em torno de 3 a 5 %. As ações de uma quarta empresa, a Morton Thiokol, tiveram seus negócios interrompidos pois haviam muitos investidores querendo se desfazer dessas ações e praticamente nenhum querendo adquiri-las.

Uma hora depois...

Quando as ações da Morton Thiokol voltaram a ser negociadas, a queda do valor de suas ações chegou a 12 % até o final do dia enquanto as ações das outras três companhias envolvidas tiveram perdas de apenas 3%.

Seis meses depois...

Seis meses depois, a Comissão presidencial criada para investigar as causas do acidente revelou que os anéis de vedação dos foguetes fabricados pela Morton Thiocol apresentaram falhas, permitindo o escape de gases, o que desencadeou o acidente.

Em outras palavras...

Em outras palavras, em meia hora a partir da explosão da Challenger, o mercado de ações sabia qual empresa era a responsável pelo acidente. Como isso ocorreu? Como um grupo de leigos pode ser tão eficiente no diagnóstico sobre um tema que absolutamente tinham o menor conhecimento?

Maloney e Mulherin

Estes dois professores de finanças estudaram o caso Challenger e chegaram à seguinte conclusão: o mercado foi eficiente porque satisfez as quatro condições que caracterizam a sabedoria das multidões: diversidade de opinião, independência, descentralização e agregação. É disto que trata o livro "A Sabedoria das Multidões", debate o tema em diferentes e surpreendentes cenários e, no final, conclui com uma bela defesa da democracia. Vale a pena ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário