sábado, 6 de março de 2010

RURAL PLURAL

Percebeu? Apenas duas letras diferenciam a palavra "Plural" da palavra "Rural". E não se trata de uma proximidade apenas ortográfica: na prática, é também semântica.
Rural

A Rural é um ambiente tão diverso que, no passado, já homenageou com o título de sócio benemérito as mais diferentes autoridades. São políticos e sócios beneméritos da Rural: Roberto Requião,Osmar Dias, Álvaro Dias, Antônio Belinati, Emília Belinati, Abelardo Lupion,Paulo Pimentel,entre outros. Durante minha gestão de presidente, homenageamos com o título de sócio benemérito o ministro Reynhold Stephanes.
Partidos

Também, nosso quadro de sócios contém membros das mais diversas orientações políticas.Veja só, o deputado federal Hauly é nosso sócio, assim como também o deputado federal Alex Canziani. O próprio ex-deputado federal José Janene também é sócio da Rural. Temos, entre nosso sócios, filiados ao DEM, ao PPS, ao PP,ao PMDB, ao PSDB ,PV e até ao PT, o que é raro entre produtores.
Vinculação

Por estas e outras razões é que quando há qualquer possibilidade de vinculação do nome da entidade à qualquer partido ou candidatura, parece que o mundo vai acabar. Isso não quer dizer que a Rural seja uma entidade amorfa ou inerte.Muito, mas muito pelo contrário mesmo.
Neutralidade

Lembro-me que fui entrevistado pelo jornalista Paulo Ubiratã logo após o primeiro turno da última disputa pelo governo do estado e ele, de cara,sutil como um hipopótomo em uma loja de cristais, perguntou-me quem a Rural estava apoiando.A resposta clara e direta explicou que a Rural permaneceria neutra, pois esta é a postura adequada a uma entidade de classe. Mas acrescentei que, à época, havia entre os produtores agrícolas uma preferência pela candidatura de Osmar Dias.
Abertura

Isso foi importantíssimo para a Rural. Posturas como essa, garantiram a tranquilidade ao senador Álvaro Dias lançar sua candidatura ao senado em 2006 lá na Rural, no pavilhão nacional. Permitiu que, durante aquele processo eleitoral, todos os candidatos à governador do estado do Paraná promovessem encontros na Rural. Permitiu que todos os candidatos à prefeitura de Londrina em 2008 fossem recebidos em encontros e debates em nossa sede. Recentemente, o PDT do senador Osmar Dias promoveu um grande encontro na Rural em um programa estadual do partido vinculado à formação de um futuro plano de governo.
Posição questionada

Mas essa posição não é a de todos os nossos sócios. Muitos acreditam que a Rural,como instituição, deveria optar por este ou aquele partido.Lembro-me de ter sido intensamente pressionado, inclusive por alguns poucos diretores e conselheiros , ainda no primeiro turno das eleições ao governo do estado do Paraná, a apoiar abertamente a candidatura de Osmar Dias. Acertadamente, não aceitei a pressão, defendi e exerci a opção pela neutralidade. Lembro-me de que utilizei-me do exemplo de entidades respeitadas e consolidadas que mantinham esta postura neutra: OAB, CNBB e FIESP.
Rural, patrulhada mas neutra e independente

É assim que funciona, e não de outra forma. A Rural pratica política classista, não a partidária. A Rural é Plural. Agora, do patrulhamento é impossível livrar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário