domingo, 14 de março de 2010

Segurança I


Como diminuir os índices de criminalidade? Como garantir segurança à população? Polícia na rua? Estratégias inovadoras? Leis mais rígidas de controle de armas? Aumento de efetivo?Existem alguns estudos bem interessantes,baseados em casos reais,que nos dão algumas respostas a estas perguntas. Segurança é uma questão fundamental que deve ser tratada de forma prioritária e, isso é importantíssimo, técnica. Neste caso, não pode haver qualquer tipo de amadorismo, ou ações baseadas na intuição ou percepção pessoal o que, cá entre nós, ocorre com alguma frequência em administrações públicas.
Melhoria da situação econômica

Existe um caso clássico de diminuição de criminalidade que é o ocorrido na cidade de Nova York e, quando a criminalidade começou a declinar por lá no início dos anos 90, especulou-se que isto poderia estar ocorrendo em função do crescimento econômico,da queda do desemprego.

Desemprego

Há sim uma correlação comprovada entre a queda do desemprego e no índice de crimes não violentos, por motivação financeira,tais como:assalto à residência e pessoas e roubo de carros. Por incrível que pareça, infelizmente uma queda de 1% na taxa de desemprego gera uma queda de apenas 1% na ocorrência de crimes não violentos.

Endurecimento das penas

Entre 1980 e 2000, nos USA houve um endurecimento das penas ,comparando-se com a condição iniciada na década de 60, quando as penas tiveram um intenso abrandamento no,especialmente no que se refer ao período de encarceramento.Parece óbvio e é isto o que alguns trabalhos sobre o tema comprovam: com mais criminosos na cadeia diminuem os crimes!Quanto mais severas forem as penas, mais criminosos presos por mais tempo e, como consequência, queda na criminalidade.

Pena de morte

Estudos indicam que o endurecimento da legislação respondeu por até 1/3 da diminuição dos índices de criminalidade em Nova Yorque na década de 90.Agora, estes mesmos estudos indicam que a pena de morte, ao menos como é aplicada nos USA, não tem o menor efeito no declínio de crimes violentos.

Aumento do efetivo policial

A maioria das pessoas imagina que aumentando-se a quantidade de policiais, os crimes diminuem.E a maioria das pessoas está absolutamente certa.Policiais atuam como inibidores das ações criminosas além de serem os responsáveis por prender e encaminhar às cadeias os criminosos. Estima-se que o aumento do efetivo policial nos USA na década de 90 tenha respondido por cerca de 10% da queda da criminalidade americana.

Cláudio Espiga

Normalmente, não trato de temas como o da Segurança por aqui. acontece que o Cláudio Espiga encaminhou à Rural um documento, solicitando a adesão da Rural, em uma tentativa de encaminhar solicitação de providências junto a autoridades do estado.Estudei bastante o assunto, até para poder discutir o assunto com o máximo de conhecimento de causa.Amanhã posto mais um pouco sobre algumas informações interessantes relativas ao combate à criminalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário