quarta-feira, 14 de abril de 2010

Crime

O assassinato de Wagner Cardoso Farias choca. O latrocínio de um jovem trabalhador que em procura de sua capacitação profissional também estudava à noite é uma verdadeira bofetada na cara da sociedade. Pessoas de bem perdendo a vida pela ação de marginais escancaram a cruel realidade. Não se trata de nenhum crime passional imprevisível ou acerto entre traficantes. Trata-se de um latrocínio motivado pela intenção de apropriação de um veículo que certamente seria revendido, desmanchado ou, pior, utilizado para algum outro tipo de crime.
Receita
Como combater crimes desta natureza? Os exemplos bem sucedidos em outras partes do mundo sugerem uma receita cara,porém eficaz: aumento da quantidade de policiais, aumento de salários, corregedoria atuante, equipamentos modernos e alta tecnologia. É mais ou menos essa a receita de sucesso da política de segurança que mudou a realidade de Nova York.
Sem comparações
Sem querer ter a pretensão de comparar o incomparável, mas apenas à título de ilustração, na ExpoLondrina diminuímos o número de ocorrências de 2007 a 2010 assim: aumentando a quantidade de seguranças, instalando câmaras, introduzindo detectores de metais e revista nas entradas do parque, coibindo a venda de bebidas à menores e estabelecendo uma política de entretenimento. Tudo isso, claro, contando com o apoio das polícias civil e militar, do juizado de menores, etc. Acabaram-se os problema? Não. Mas que diminuíram, diminuíram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário