quinta-feira, 29 de abril de 2010

Entendendo a Multa do Banestado


O negócio é mais ou menos esse aqui:

Primeiro, os Estados de Alagoas, Pernambuco e Santa Catarina, além dos municípios de Guarulhos e Osasco, emitiram títulos com vencimentos futuros. Era uma forma de conseguir dinheiro. Logicamente, estes títulos previam remunerar aqueles que os comprassem através de uma taxa de juros que não tenho a menor idéia de qual seja.

Agência Estadual de Notícias informa:

Quando o Banestado foi vendido, o Itaú exigiu que títulos desta natureza de que estamos escrevendo e que naquele momento pertenciam ao Banestado fossem garantidos pelo Governo do Paraná, mas o estado não pagou por eles por considerá-los nulos, fazendo esta alegação judicialmente.

Multa

Entretanto, a Secretaria do Tesouro Nacional decidiu aplicar multa de 7 milhões mensais pelo não pagamento dos compromissos questionados na justiça. Essa é a tal da "Multa do Banestado".

Senado

Agora, o senado aprovou através de uma resolução o fim da multa imposta pela STN, deixando o estado do Paraná de ter retido o repasse de 7 milhões mensais e passar a ter um crédito de cerca de 260 milhões, que é o total de multa já aplicada. É mais ou menos isso aí.

Disputa na justiça

Há, ainda, uma grande disputa judicial onde o Estado do Paraná questiona todo o processo. Aí sim o volume de dinheiro é gigantesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário