sexta-feira, 2 de abril de 2010

Discuro de abertura da ExpoLondrina 2010

O discurso de abertura da ExpoLondrina foi mais ou menos esse aí em baixo. Mudei alguma coisa na última hora mas, essencialmente, é esse aí.

Senhoras e senhores sejam bem vindos.


Quando os pioneiros da Sociedade Rural do Paraná decidiram promover a I Exposição Agropecuária de Londrina, tenho certeza que jamais poderiam imaginar que, hoje, cinqüenta anos após, a nossa exposição assumisse as proporções desta edição. Há cinqüenta anos, certamente não poderiam imaginar que nosso evento pudesse receber um público como o atual, em torno de meio milhão de visitas e tão pouco que envolvesse uma movimentação global financeira da ordem de 180,190 milhões de reais.

Entretanto, tenho certeza: ninguém dese a primeira edição da ExpoLondrina estava pensando de forma acanhada e sempre houve a ambição e a determinação de se promover uma grandiosa exposição agropecuária.

Assim , quando abrimos a 50 ExpoLondrina, a histórica 50 ExpoLondrina, e vislumbramos um evento desta magnitude, muito mais do que envaidecidos pela grandiosidade do evento que agora inauguramos, experimentamos a sensação de alívio, por termos conseguido manter a tradição da ousadia e das grandes realizações, traço marcante e essencial de todos aqueles que , um dia , estivera à frente desta entidade.


Pela quarta vez consecutiva , tenho a honra de representar a Sociedade Rural do Paraná em uma solenidade de abertura de nossa Exposição. Como nas outras três ocasiões , sinto-me muito à vontade para afirmar que a ExpoLondrina 2010 será, novamente, como também foi nas 49 edições que a antecederam, um sucesso. Nossos pavilhões de gado receberão os principais exemplares da mais variada genética bovina, nossa área industrial está completamente tomada pela mais importante mostra de tecnologia agropecuária e nossos demais parceiros comerciais estão todos aqui, aptos a complementarem com excelência a diversificação de nosso evento.
O Parque Ney Braga abre suas portas melhor aparelhado para receber nossos visitantes com muito mais qualidade. Investimos prioritariamente em infra-estrutura, tanto em nossa área de eventos quanto em nossa área de negócios e acreditamos que , assim, estamos contribuindo estrategicamente para a continuidade do desenvolvimento de nossa ExpoLondrina.

Em anos anteriores, abordamos em nosso discurso de abertura temas que vão desde a dívida agrícola contraída através da quebra da safra de 2006 e necessidade de sua renegociação até a necessidade de aprimorarmos nossa legislação ambiental, até porque o tema de nossa exposição em 2009 foi " Produzir é preservar".

Este ano, para sermos fiéis ao nosso compromisso ante a representatividade classista, não poderíamos deixar de tocar na questão do PNDH-3 e seus impactos sobre a agropecuária que praticamos.Ainda ano passado, este tema foi objeto de discussão, debate e, inclusive posicionamento formal da Rural quanto à questão. Chegamos,então, ao entendimento de que o PNDH-3, quando referiu-se à agropecuária que praticamos ,o fez de forma preconceituosa e excludente e entendemos que devemos não apenas modificar esta condição, mas também buscarmos incluir nossa atividade como uma das formas capazes de promover a ratificação dos direitos humanos no Brasil. Queremos que o PNDH-3 seja um documento de ampliação dos direitos humanos e não uma estratégia de imposição de qualquer linha ideológica, seja ela à esquerda ou à direita.Os direitos humanos não devem ser tratados como meios: um fim, é o que são.

Ao finalizar este discurso, além de decretar aberta a 50 Expolondrina, estarei descompatibilizando-me do cargo de presidente da Sociedade Rural do Paraná.

Assim, não posso deixar de agradecer aos diretores, conselheiros, sócios e funcionários da Rural que ao longo destes quatro anos estiveram ao meu lado , tornando possível superarmos obstáculos e atingirmos nossas metas.

Também , não posso encerrar este mandato sem agradecer ao Governador Roberto Requião, ao Ministro Stephanes e ao deputado federal Abelardo Lupion.Cada um ao seu modo, e ,evidentemente , respeitando-se as esferas de atuação de cada um, foram parceiros leais, francos e amigos tanto desta instituição ,quanto deste presidente. Ao saudá-los , estendo o reconhecimento e agradecimento a todas as autoridades que de uma forma ou de outra colaboram para o crescimento constante da SRP e da Expolondrina.

Aos amigos da imprensa , meus agradecimentos pela maneira respeitosa como todas as questões evolvendo a agropecuária e a Rural foram tratadas desde o primeiro momento desta gestão.



Enfim, senhoras e senhores , amigos , antes de decretar oficialmente aberta esta exposição, quero que saibam que foi um honra ocupar o cargo de presidente da Sociedade Rural do Paraná.

Em nome da Sociedade Rural do Paraná, declaro oficialmente aberta a 50 Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, o maior espetáculo da nossa terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário