domingo, 25 de abril de 2010

Veja

Estava lendo há pouco a revista Veja. Há na edição desta semana uma matéria à respeito das reeleições. Isto porque o Serra disse que prefere um mandato de cinco anos e é contra a reeleição.


FHC

Foi durante o mandato do FHC que houve esta mudança: antes era apenas um madato de cinco anos. FHC lutou e conseguiu aprovar no congresso a regra atual, mandato de 4 anos e uma reeleição.

Aécio

Segundo a Veja, o mais provável com relação à postura de Serra seja que este, ao defender o fim da reeleição, esteja apenas tentando seduzir o governador de Minas, Aécio Neves, para ocupar a vaga de candidato a vice-presidente. Até o Lula já foi defensor do fim das reeleições mas, no fundo , trata-se apenas de exercício de conveniências e não de convicções.

Chavez

Quer ver que interessante: cansei de ver parlamentar brasileiro indignado diante da possibilidade da instituição da reeleição ilimitada na Venezuela e em outros países da América Latina.Na Venezuela,agora,o presidente Chavez pode ir se reelegendo até enjoar, como em Cuba e, se não me engano, também no Equador.

E no Brasil?

Agora, não vi nenhum parlamentar indignado com este estado de coisas na América Latina lutando pelo fim das reeleições ilimitadas do legislativo em sua própria casa,aqui no Brasil.No legislativo pode? Outro dia vi o senador Pedro Simon (PMDB), pessoa que admiro, afirmar que, no mais tardar, motivado por uma enorme indignação,em 2015 abandona o senado federal. Olha só: em 2015!

Suicídio
Meus amigos que conhecem meu ponto de vista já me alertaram que se trata de um posicionamento suicida. O corporativismo do legislativo em todas as esferas puniria severamente qualquer iniciativa em estabelecer-se um limite às reeleições.

Vocação e não profissão

Acontece que acredito que mandatos devam ser fruto de vocação e jamais transformarem-se em profissão. E ,cá entre nós, como pode haver suicídio político em uma carreira que ainda nem nasceu? Pois é isso aí: para mim, tem que ter limite, especialmente se houver a mudança para o sistema de eleições distritais. Duas reeleições? Três? Cinco?

Aborto
A verdade é uma só: se for para iniciar uma carreira política abrindo mão de convicções em função de qualquer tipo de conveniência, é melhor abortar o processo desde o início ao invés de se preocupar com esta histórias de suicídio político...

Nenhum comentário:

Postar um comentário