domingo, 11 de abril de 2010

Verticalização e Feira dos Sabores

Funciona mais ou menos assim o programa da agroindústria familiar do Paraná que promove a Feira dos Sabores. Primeiro, os pequenos agricultores recebem treinamento pela Emater. Este treinamento vai desde o aprendizado da tecnologia de transformação da matéria prima, seja leite, fruta, mel... em produto industrializado, até às questões fundamentais de formação de preço e administração.
Produção
Após este processo inicial, há a consolidação da produção das geléias, doces, sucos, cachaças, açúcar mascavo, compotas, de acordo com as normas industriais e sanitárias, havendo inclusive a avaliação por parte do Serviço de Inspeção Estadual.
Feira dos Sabores
Produção padornizada, rótulo elaborado, o produtor passa a participar da Feira dos Sabores,disponibilizando seu produto ao consumidor, agregando renda à sua produção e, assim, muitas vezes garantindo a viabilização econômica de sua propriedade.
Fixação
Assim, há a fixação do produtor no meio rural, não há migração para as regiões metropolitanas e a consequente saturação da infra-estrutura urbana e todos os problemas decorrentes disto. Sem falar que, desta maneira, podemos experimentar delícias como o doce-de-leite da Tia Chica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário