sábado, 15 de maio de 2010

Butantã queimado: já fui cliente!


Um incêndio ocorrido na manhã deste sábado no laboratório de répteis do Instituto Butantan destruiu milhares de espécimes de cobras e de aracnídeos, incluindo exemplares ainda não descritos pelos cientistas. Nenhum dos animais estava vivo.

Coleção

Toda a coleção de cobras do Butantã - um total de aproximadamente 85 mil exemplares, a maior coleção do mundo de animais da região tropical - foi perdida no incêndio. Centenas de espécimes desses répteis que haviam sido coletadas pelos biólogos ainda não haviam sido descritas. Entre os aracnídeos - em especial aranhas e escorpiões -, a perda foi de cerca de 450 mil espécimes, das quais milhares ainda não tinham sido descritas pelos cientistas do instituto.

Animais vivos

O prédio conjugado ao laboratório de répteis comporta as espécies vivas, que foram retiradas durante o incêndio e não sofreram nenhum dano.Segundo a assessoria de imprensa do Butantã, as pesquisas de vacina, a assessoria afirma que estas não foram afetadas, já que são feitas a partir de animas vivos.

Sou cliente

Posso me considerar cliente do Instituto Butantã: já fui mordido por uma serpente venenosa. Foi no Mato Grosso do Sul, há 20 anos mais ou menos e ,se não fosse o soro anti-ofídico, poderia muito bem ter morrido. Pelo menos uma amputação do pé esquerdo dificilmente escaparia.

Necrose

A serpente em questão era uma jararaca e seu veneno é necrosante. Assim, poucos minutos depois, já havia evidentes sinais de necrose ao redor do local atingido. Para quem já viu fotografias de pés , mãos ,etc, afetados pela ação do veneno da jararaca, meu pé reagiu da maneira clássica: ficou imenso, muito inchado mesmo e enegrecido.

Dor

Doeu demais e, após a recuperação, fiz uma pequena cirurgia corretiva pois uma parte da perna onde a jararaca cravou suas presas necrosou de verdade.Hoje, resta apenas a cicatriz. Um dia conto como foi que aconteceu e como fui socorrido, à noite, à pé, em uma picada em meio à mata, a 10 km da casa mais próxima onde havia apenas um cavalo e nem mesmo um telefone ou um rádio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário