quinta-feira, 6 de maio de 2010

Kireeff é russo


Gosto de ler. Sempre gostei. Quando criança, peguei hepatite, fiquei de cama e lia um livro a cada dois dias de uma coleção de clássicos mundiais que continha de Charles Dickens a Cervantes. Acabou me fazendo bem a hepatite.

Recomendações literárias

Lá no programa Gente do Paraná que apresento na Multi TV e na CNT,sempre faço uma recomendação literária.Livros que li, alguns recentemente, outros nem tanto.Não faço a menor idéia se alguém presta atenção nas minhas recomendações, mas mesmo assim continuo.

Dez dias que abalaram o mundo

Livraço. De autoria do John Reed, jornalista americano formado em Harvard, comunista, o livro "Dez dias que abalaram o mundo" descreve, de forma nada isenta, os acontecimentos da Revolução Russa de Outubro de 1917, a bolchevique.Seu olhar de jornalista, estava na Rússia como representante do Jornal The Masses,dá um tom realmente especial ao relato dos acontecimentos.

Fato importante

A Revolução Russa modificou inteiramente o séc XX.Até a queda do muro de Berlim, com a Prestroika do Gorbachov, a polarização entre URSS e os USA pautou a vida de todo mundo literalmente.

Relações

A mim,o livro causa um impacto muito especial pois um de meus avós era russo. Nasceu em Samara, cidade às margens do Rio Volga. Quando houve a revolução, ainda jovem mudou-se para a China, com minha bisavó e seus irmãos. Meu bisavô nunca pode sair da Rússia. Não era comunista e foi morto pelos revolucionários.

Histórias

Existem algumas histórias que me foram contadas pelo meu pai à respeito dos acontecimentos ocorridos em 1917 que, por sua vez, lhe foram contadas pelas sua tia Tatiana. O livro de John Reed torna-se especialmente interessante pois confirma estes relatos que são praticamente inacreditáveis .Qualquer dia conto alguma destas histórias por aqui...




Um comentário:

  1. Leu Alvar Nunez Cabeza de Vaca em 'naufrágios e comentários'?
    Precisa ler o livro de Paulo Markun, sobre 'Cabeza de Vaca'. É um primor, pois analisa o livro do mesmo Cabeza de Vaca em suas andanças pela Florida ao México e de Santa Catarina a Assunção.
    A pé.

    ResponderExcluir