Pois é, foi publicado na revista 'Proceddings Of the National Academy of Scienses USA um experimento conduzido pelo biólogo Tyrone Hayes,da University of California com 40 rãs expostas à um determinado nível de Tiazina, um herbicida muito conhecido e usado, por 3 anos.
ResultadoComo resultado, 30 das rãs acabaram sendo "castradas" quimicamente, ficando estéreis, quatro rãs machos transformaram-se em fêmeas e chegaram a acasalar com outros machos, produzindo inclusive ovos viáveis. Seis rãs não apresentaram qualquer alteração.
Por quê?Aparentemente o principal responsável pela mudança de sexo seria a aromatase,uma proteína que estimula a produção de estrôgeno, transformando gônadas masculinas em ovários!
QuestionamentoLogicamente, uma experiência como esta está sendo questionada por outros pesquisadores principalmente quanto à metodologia utilizada ,mas é fato que a atrazina aumenta a aromatase e ou produção de estrógenos em alguns peixes, jacarés, tartarugas, codornas e ratos.
União européia e USAA União Européia baniu seu uso,especialmente por se tratar de um composto persistennte no meio ambiente. Os USA,que declarou a substância segura em 2006,anunciou uma nova avaliação em outubro do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário