domingo, 6 de junho de 2010

Rãs transexuais

Pois é, foi publicado na revista 'Proceddings Of the National Academy of Scienses USA um experimento conduzido pelo biólogo Tyrone Hayes,da University of California com 40 rãs expostas à um determinado nível de Tiazina, um herbicida muito conhecido e usado, por 3 anos.
Resultado

Como resultado, 30 das rãs acabaram sendo "castradas" quimicamente, ficando estéreis, quatro rãs machos transformaram-se em fêmeas e chegaram a acasalar com outros machos, produzindo inclusive ovos viáveis. Seis rãs não apresentaram qualquer alteração.
Por quê?

Aparentemente o principal responsável pela mudança de sexo seria a aromatase,uma proteína que estimula a produção de estrôgeno, transformando gônadas masculinas em ovários!
Questionamento

Logicamente, uma experiência como esta está sendo questionada por outros pesquisadores principalmente quanto à metodologia utilizada ,mas é fato que a atrazina aumenta a aromatase e ou produção de estrógenos em alguns peixes, jacarés, tartarugas, codornas e ratos.
União européia e USA

A União Européia baniu seu uso,especialmente por se tratar de um composto persistennte no meio ambiente. Os USA,que declarou a substância segura em 2006,anunciou uma nova avaliação em outubro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário