quarta-feira, 7 de julho de 2010

Conversando com o Osmar

Ontem tive uma boa conversa com o candidato ao governo do Paraná, Osmar Dias. Foi logo após a coletiva de imprensa que concedeu no Hotel Cristal.

Multa do Banestado

Conversamos como foi que se conseguiu a extinção da multa da Secretaria do Tesouro Nacional sobre o estado do Paraná, relativa à venda do Banestado ao Itaú. A multa se refere à suspensão do pagamento de dívidas que o estado do Paraná contraiu ao vender o Banestado. Como é que é? O Banestado foi vendido e o Paraná ficou devendo? É isso aí!

Empresas públicas

Reafirmou categoricamente seu compromisso em manter as empresas públicas como a Copel e Sanepar sobre o controle do estado. Não irá vendê-las, disse-me claramente.

Agricultura

Logicamente, falamos sobre a agricultura. Ele também está indignado com a decisão do governo federal em diminuir o preço mínimo do trigo depois da safra ter sido plantada. Mas os temas gerais da agricultura são profundamente conhecidos por ele e, modéstia à parte, também quebro o galho sobre o assunto:quatro anos de Sociedade Rural do Paraná vale um diploma em questões agrícolas...

Agroindústria

O Osmar acredita e propõe uma atenção especial à agroindustrialização do Paraná.Sou um defensor desta estratégia como um dos pilares para o desenvolvimento do estado. Agroindustrializar significa transformar as matéria primas produzidas nos campos do estado em produtos próprios pra o consumo e agrega uma série de benfícios sociais e econômicos importantíssimos. Já escrevi sobre isso aqui.

Arco Norte

O projeto Arco Norte de infraestrutura de logística é uma das bandeiras de sua campanha para nossa região. Um grande aeroporto internacional, com porto seco, terminal de cargas multifuncional e toda a infraestrutura de estradas e comunicação interligando a região metropolitana de Londrina criando um novo eixo de desenvolvimento e um diferencial competitivo para nossa região. Terá o papel que já foi ocupado pela estrada de ferro que interligou e viabilizou o norte do Paraná.

Capacitação

O Osmar Dias demonstrou estar especialmente atento à necessidade de capacitarmos cada vez mais o cidadão paranaense. Assim, discorreu longamente sobre a necessidade de tornar cada vez mais eficiente a transferência do conhecimento e da tecnologia gerada nas universidades e centros de pesquisa, como o Iapar.

Resumo

Isso aqui é um resumo. Agricultura familiar, programas do atual governo estadual e muito mais foram objeto de nossa conversa. O Osmar Dias conhece nosso estado, as estruturas de governo e tem excelentes propostas. Está pronto para governar o Paraná.

Um comentário:

  1. Projeto Arco Norte tem que ser viabilizado para fortalecer de vez toda a região do Norte Paranaense, a questão da infraestrutura é ponto de partida para organizar a economia em torno de facilidades para realização dos negócios que serão fomentados nesta região. Não se pode arquitetar o desenvolvimento sem levar em consideração as formas e vias de acesso aos novos empreendimentos. Mas é preciso cuidado na hora de determinar o local para construção do novo aeroporto, evitando a especulação imobiliária por antecipação. Buscar um local apropriado tem que passar por critérios técnicos, onde seja priorizada a construção de um conjunto de pistas e não apenas uma pista, haja visto a necessidade de antecipar o futuro e não vir a investir em um projeto que tenha ação limitada a curto espaço de tempo.
    Que seja de fato implementada a idéia, pois o Norte do Paraná merece ser visto com a atenção que lhe é devida.

    ROGERIO VARELA - DIRETOR SO SINDICATO NACIONAL DOS AEROPORTUÁRIOS - REPRESENTAÇÃO DE LONDRINA

    ResponderExcluir