domingo, 26 de setembro de 2010

Amizade

Ontem estive na Fazenda Cachoeira, em Nova Fátima. Fui recebido pela minha amiga Regina e sua família em um encontro muito, mas muito bacana mesmo, com colaboradores da fazenda, alguns vizinhos e até o prefeito de Nova Fátima esteve por lá.

Lembrança

A Regina, que é uma sócia extremamente atuante da Rural, lembrou-me do trabalho que conduzimos juntos, Rural e pecuaristas, enquanto estive à frente da SRP e que acabou resultando na fundação da Coopcarnes, uma cooperativa de produtores de carne bovina.

Coopcarnes

Funciona mais ou menos assim:um grupo de produtores reuniu-se e passaram a produzir bovinos para o abate com as mesmas característica. Mesma genética, mesma idade, mesmo peso e assim por diante, dando especial atenção à qualidade. Padronizada a produção,distribuíram a responsabilidade de produzir ao longo de todo o ano e não apenas na época de melhores preços ou melhores pastos.

Abate

Com a produção padronizada e a oferta distribuída ao longo de todo o ano, passaram a contratar frigoríficos para abaterem seus animais e eles mesmos passaram a entregar essa carne diretamente aos supermercados. Esse processo todo foi desenvolvido em parceria com a Emater, lá na Rural, e essa "Aliança Mercadológica" transformou-se na primeira cooperativa de produtores de bovinos aqui do norte do Paraná.

Coopercapana

Além da Coopecarnes, uma outra cooperativa especializada em produção de carne, mas nesse caso carne de carneiro, foi fundada enquanto estive na presidência da Rural. É a Coopercapana e a sua sede continua lá no Parque Ney Braga até hoje. Funciona de forma bastante parecida com a Coopecarnes.

Agradecimento

Vai ser difícil agradecer da forma adequada a meus amigos que, diariamente, cada uma a seu modo, expressam sua solidariedade a esta campanha eleitoral que participo. Nossos sócios da Rural, então, a cada dia me presenteiam com manifestações de amizade e companheirismo sinceros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário