domingo, 19 de setembro de 2010

Comício

Ontem tivemos comício lá no Jardim Leonor. Pouca gente e muito vento gelado, mas é sempre interessante um comício. A caminho do comício, pude pensar um pouco sobre esses 45 dias de campanha e percebi como as coisas mudaram.

Dilma x Serra

Há 45 dias, eles estavam empatados tecnicamente. Na minha memória, achava que o Serra estava na frente no início da campanha, mas acabei de dar uma olhada no Ibope e em seis de agosto a Dilma já estava um pouquinho na frente, mas tecnicamente empatados. Agora, pelo jeitão, a Dilma leva no primeiro turno.

Osmar x Beto

No início da campanha, o Beto tinha uma folgada liderança. Agora essa liderança folgada transformou-se em uma briga de foice no escuro,já sendo considerado empate técnico. Como no caso da sucessão presidencial, as coisas mudaram bastante nesses 45 dias.

Meu caso

Comigo não foi diferente. De ilustre desconhecido há 45 dias, hoje já existe um razoável contingente de eleitores sabendo que sou candidato a deputado federal. Um nível de conhecimento nada comparável ao dos deputados eleitos, claro, mas já passamos do estágio: "Alexandre Kir o quê ?!" em que iniciei a campanha.

Onça

E agora está chegando a hora da onça beber água. Faltam apenas duas semanas para as eleições e, resumidamente, não há muito o que pensar nesta eleição não. O processo foi, de fato, polarizado.

Lula

No caso presidencial, o que o leitor terá que decidir é se prefere a turma do Lula ou a turma do Serra. Poderia muito bem ser a turma do Lula ou a turma do Plano Real, mas o PSDB evitou desde o começo essa vinculação. Quem preferir a turma do Lula, irá votar na Dilma. Quem preferir a turma do Serra, crava o número dele. Quem não engolir nenhuma das duas turmas vai acabar optando por unir-se à turma da Marina, que não é tão grande, mas é simpática. E tem o Plínio, que não economiza palavras para falar o que pensa.

Paraná

No Paraná é mais ou menos por aí também. A discussão gira em torno de quem é Lula, de quem será amigo da Dilma e de quem será oposição. O Osmar apresenta-se como o amigo da Dilma que,segundo as pesquisas, deverá ser a próxima presidente. Ao Beto,que seguiu a linha do PSDB de desvincular-se do FHC, do Plano Real, etc, resta o discurso das boas intenções, pois não faz parte da turma do Lula, ele é da turma do Serra.

Escolha

Ao final de tudo isso, a população estará respondendo a essa pergunta: você quer mais ou menos Lula? Os 45 dias de campanha simplificaram as eleições dessa maneira. Considerando a espetacular aprovação do governo Lula, digamos que a estratégia dos marqueteiros da Dilma foi realmente muito bem sucedida.

12 comentários:

  1. Muito bom saber de você que havia pouca gente no comício. Cansa ler candidatos contando que foram recebidos por 5 mil pessoas no elevador...
    Continue nos passando informações reais ao chegar em Brasília, meu caro.

    ResponderExcluir
  2. Olha,Lendo este texto, fico preocupado com sua lealdade.Imagine voce,alguem que promete aos eleitores defender os interesses da população,e diz que será fiel as estes compromissos.Mas, de repente, voce ver este mesmo candidato, que demonstra aparentemente lealdade,apoiar o candidato a governador de outra coligação.A pergunta é; Se não cumpre compromissos com os companheiros da sua chapa,ele cumprirá seus compromissos com seus eleitores?Estamos de olho.

    ResponderExcluir
  3. Recém contato, primeiras impressões, mas já dá pra reparar que o candidato a Deputado Federal Alexandre Kireeff possui qualidades pra ser nosso representante. Se não estragar na capação tem potencial pra muito produzir. Boa sorte Dr. conte conosco, e boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. estou enganado,ou voce usou de propaganda subliminares para apoiar o outro candidato?
    Há que se ter coragem para expor suas convicções.E correr os riscos.Deveria ter escolhido melhor seu partido.

    ResponderExcluir
  5. Caro Antônio,
    Não tem nada de subliminar aqui ,não.É que não faço campoanha aqui no blog,escrevi aqui apenas algumas impressões.Campanha ,mesmo, faço nas reuniões e comícios nos quais participo,sempre com absoluta lealdade à coligação a qual pertenço.
    Abraços,
    Alexandre.

    ResponderExcluir
  6. 45 huauhauhauh cuidado...muito cuidado com esse numero.

    ResponderExcluir
  7. Puts Alexandre, perdi a conta de quantos 45 existem no seu blog. Acho no mínimo estranho...
    O seu número é 15 esta na chapa do 12 e coloca esta quantidade de 45 no blog, acho que o Antônio tem razão....
    Alías vou passar em seu comitê para pegar uns materiais teus, mas gostaria que tivesse junto o 12 do Osmar!!! Será que vou achar????

    ResponderExcluir
  8. O tempo esta passando, vc tem que se decidir: ou Beto, ou Osmar? Não da para ficar encima do muro até a ultima hora. Vai acabar se queimado com os dois.Cuidaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  9. Mas voltando um pouco, Kireff eu pensei bastante e achu que vc vai fazer mais que 5 mil votos, vai fazer uns 7 mil. E vc oque acha??


    Pedro Bó

    ResponderExcluir
  10. Dilma lidera as pesquisas e comemora. Isso só o possível porque o governo federal usa a máquina como nunca ninguém havia feita na história desta nação. Assim, com métodos pouco ortodoxos, nada republicanos, a Dilma vai abrindo grande vantagem. Mas a casa pode cair...

    ResponderExcluir
  11. Agora que entendi!! Os 45 dias!!!! Não estava entendendo o negócio de propaganda sub-liminar... Bom, dia 30 vou fazer aniversário:para minha sorte faço 44 anos ,ein!

    ResponderExcluir
  12. Pedro Bó,

    Sinceramente, não faço a menor idéia de quantos votos vou fazer nessa eleição.Realmente não sei.Aliás,tem muito político tradicional fazendo conta e suando frio pois aproximadamente 80% dos eleitores paranaenses ainda não decidiram em quem votarão para deputado federal...

    Alexandre

    ResponderExcluir