segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Preço do Voto


Ontem estive em Ibiaci. Festa popular, garotada se divertindo e candidato atrapalhando a festa e pedindo voto. Cheguei em uma roda de jovens e fui me apresentando e entregando o santinho. Um deles, logo foi falando: "paga uma cerveja que eu voto em você."


Mais


"Só uma cerveja?", perguntei, "é pouco..." "Não quer mais, não?" Ele então aumentou sua pedida:"um engradado de cerveja, então". Mas ainda era pouco, pedi que aumentasse o pedido."Então só vou entregar meu voto por uma garrafa de wiskie..." Mas não fechamos o acordo:"Você tem que pedir mais, muito mais!", respondi.


Carro


Naquele momento o garotão criou coragem e encheu a boca para vender seu voto: "então eu quero um carro." "Quase acertou, mas ainda não está bom, você tem que pedir mais, mais ainda!" Aí sim o rapaz achou a pedida certa:"eu quero uma casa".


Voto barato


Somente depois que ele me pediu uma casa começamos a conversar. É isso mesmo que o cidadão tem que exigir de seus candidatos e dos homens e mulheres públicos eleitos: é habitação, saúde, formação profissional, segurança e por aí a fora. Políticas públicas e não favores pessoais. A população tem que elevar o nível de expectativa à respeito do resultado de uma eleição e exigir o que de fato compete aos ocupantes dos cargos públicos. Esse negócio de vender o voto por churrascada e cervejinha é muito pouco. É vender barato demaís e a verdade é que sempre haverá o candidato oportunista, pensando apenas em si próprio, disposto a descolar a tal da cervejinha e, muitas vezes, levando embora o voto mesmo.


Confusão


O rapaz não gostou muito do jeitão como levei a conversa mole dele, mas não aguentei: muito novo para estar tão sem esperança e sem sonhos. Não sei se irá votar em mim, não faço idéia, mas pelo menos com uma pulga atrás da orelha ele ficou: "será que uma cerveja, então, é pouco?" É pouco, muito pouco mesmo.

8 comentários:

  1. É isto ai mesmo , ja que é pra vender que venda caro !!!!

    Casa, Escola, Universidade, Hospital de primeiro mundo, Segurança (carro bom para a policia)....

    Beto Barros

    ResponderExcluir
  2. belo exemplo candidato, não o de entregar santinho em festa que ninguém merece, mas pela lição de moral no jovenzinho, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Kireeff, é assim que se faz política de qualidade.É bom saber que homens íntegros ainda tem coragem de tentar um cargo público, onde a maioria é de dar nojo. Não lhe conheço pessoalmente, mas compartilho com seu pensamento. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Um amigo meu foi candidato a vereador e o pedido principal para ele era um emprego publico para a familia toda.

    ResponderExcluir
  5. Achei muita infantilidade de sua parte Jovem Kireff. Vê-se que vc nao sabe oque é nao ter dinheiro pra uma cerveja, ou um simples sanduiche.Aliás que gosto tem ser nascido rico?
    Pedro Bó

    ResponderExcluir
  6. ô Pedro Bó, não é esse o caso que vc está imaginando. Era um "agroboy que , aliás, já estava tomando cerveja há alguma tempo... Quanto à condição econômica que tinha quando nasci,fique sabendo que não é essa que você imagina.Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Pedro Bós

    O fato de nao ter dinheiro nao justifica nem avaliza atitude incoerente e egoista de qualquer eleitor.
    O fato de voce ignorar a condiçao económica de alguem está servindo unica e exclusivamente para revelar seu ignóbil preconceito.


    Pantaleão

    ResponderExcluir
  8. Ola Alexandre realmente muitas veses nos revoltamos com a politica, e infelismente o sonho meu de de muitas pessoas é dar um lar digno para seus filhos, mas infelismente com nosso salário é impossivel, ainda mais quem vive de serviço autonomo, e meu grande sonho é sair do aluguel, mas minha fé é inabalavel e vou conseguir te admiro muito Rosa

    ResponderExcluir