terça-feira, 19 de outubro de 2010

Novidade

Pelo menos para mim, é novidade.Li recentemente um artigo do Jefrey Sachs, diretor do Instituto Terra da Universidade de Columbia e vi surgir alguns temas à respeito da economia americana que jamais imaginei que pudesse ver um dia sendo discutido em terras americanas.

Despesas do Pentágono

Preocupado com o déficit do orçamento,ele lembra que o Pentágono consome anualmente algo em torno de 5% do PIB ,o que é espetacular.Mas isso não é assunto novo e ele mesmo reconhece não haver clima para isso.

Taxação de milionários

Que tal essa? Isso é novidade pois apenas 1% da população americana está ficando com 20% de toda a renda por lá,mais que o dobro do que ocorria na década de 80.Pois não é que houve uma baita concentração de renda nos últimos trinta anos por lá?Cerca de o,o1% dos domicílios respondem por cerca de 5% da renda familiar.

Taxação da gasolina!

Sachs reconhece que apenas aumentar os impostos dos ricos não resolve a parada,então ele sugere que a gasolina seja sobretaxada ,que sejam criados impostos sobre a emissão de carbono e até o que ele chama de i"mposto de valor agregado nacional",o que,sinceramente, não sei direito o que ele quis dizer com isso.Ao final ele insiste:o começo deve ser com os milionários que contaram com grande redução de impostos nas últimas décadas.

Keynes

Ele sabe:o que ocorre nos USA agora é fruto de uma estratégia de enfrentamento da crise financeira em que os USA se meteram e a opção pela abordagem Keynesiana ,com aumento de gastos públicos ,corte de juros e diminuição de impostos.Entretanto, ele argumenta que a simples perspectiva de convívio com um déficit público monumental já é suficiente para enfraquecer os incentivos,tornando inócua a médio prazo a estratégia Keynesiana.Tem gente que pensa ao contrário.Quem estará certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário