terça-feira, 30 de novembro de 2010

Contas Públicas

Bem, o primeiro discurso da presidente eleita Dilma anunciava que devemos esperar um regime de austeridade fiscal.Ótimo.Esse discurso foi ratificado quando foi anunciado a nova equipe econômica de seu governo.Muito bem.Isso faz sentido porque, quando damos uma olhada nas contas de outubro,dá para ficar com uma pulga atrás da orelha.
.
Déficit nominal
.
O superavit primário foi mixuruca e o déficit nominal foi robusto.É mais ou menos assim,pegando tudo que o governo arrecadou e diminuindo tudo que gastou, sobrou pouco.Daí, com esse pouco, não deu para pagar as contas dos empréstimos.Faltou algo em torno de 6 bilhões de reais.
.
Equipes econômicas distantes
.
Ainda assim não é uma tragédia. Afinal de contas, o Brasil continua crescendo e esse déficit, que é em termos absolutos bem grandinho ,ainda não comprometeu a relação entre dívida e PIB.Esta relação continua caindo.Mas até aí,vá lá. O que realmente me preocupou foi o déficit nas contas da campanha da Dilma.Uns 27 milhões de reais de prejuízo.É grana para xuxu.Disciplina fiscal,zero.Assim,espero sinceramente que a presidenta prudentemente mantenha a equipe econômica da campanha a uma distância cautelosa da equipe econômica do governo.Apenas por precaução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário