sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Real valorizado

Quando um país entra no processo de desenvolvimento como o Brasil e entra na 'Zona de Convergência", é muito comum que sua moeda seja valorizada em relação ao dólar.Os motivos são os mais variados mas o mais importante são as consequências.
.
Consequências
.
Com a moeda valorizada espera-se que o país possa importar não apenas produtos,mas máquinas,equipamentos e tecnologia.Agora, o principal mesmo, é que a moeda valorizada viabiliza a importação de cérebros.
.
Cérebros
.
A expectativa de que o Real forte pudesse viabilizar a manutenção e a repatriação de pesquisadores brasileiros já estava sendo especulado pela imprensa brasileira.Mas eu estava ficando preocupado com as notícias de que,ao invés de importarmos cérebros, nosso Real forte estivesse viabilizando apenas a repatriação de jogadores de futebol e a realização de mais um Rock in Rio,além de shows do U2, Paul MacCartney,etc...
.
The Economist
.
A boa notícia vem pela revista The Economist,que publicou uma matéria à respeito da faixa salarial dos pesquisadores brasileiros que já se equiparam às praticadas em outras partes do mundo.Esses salários já são atrativos para pesquisadores em início de carreira que vem transformando o Brasil em destino para jovens cientistas do mundo inteiro.
.
Política pública
.
Estes salários ainda não conseguem atrair os pesquisadores consagrados,mas com uma política audaciosa neste sentido, poderíamos realmente fazer um uso excepcional deste Real valorizado, ao invés de simplesmente importarmos televisões,roupas,brinquedos,veículos,eletrodomésticos,shows artísticos e Ronaldinhos

Um comentário:

  1. A parte ruim do dolar alto é que a gente deixa de expoirtar umas antas

    ResponderExcluir