domingo, 12 de julho de 2009

Discurso de Abertura da III Rural TecnoShow

Pela terceira vez , estamos abrindo nosso RuralTecnoshow. O que nos proporciona maior satisfação em promovermos este evento é a possibilidade de ampliarmos a abrangência dos efeitos desencadeados para além dos limites da agropecuária , do agronegócio o que , aliás , sempre foi nosso meta , ou atrevimento , desde o primeira edição.

Quando optamos por abordarmos temas como a agroinflação , agroindustrialização , silvicultura e integração lavoura pecuária neste nosso evento , o fazemos porque estamos convictos de que os frutos destas discussões , serão capazes de transferir benefícios ao agropecuarista , é verdade , mas também à sociedade como um todo. A inflação dos preços agrícolas evidentemente conecta-se com o agropecuarista e a sua compreensão é vital para o processo de tomada de decisões do produtor. Mas é claro que a elevação dos preços dos alimentos gera reflexos a toda à sociedade e a perfeita compreensão deste fenômeno não apenas qualifica o processo de tomada de decisão do produtor como também poderá legitimar a essencial busca por renda no exercício de suas atividades.

A agroindustrialização , de maneira similar , é sim capaz de impactar diretamente o produtor mas a forma como amplia a geração de empregos no campo, fixando-o em sua origem , evitando sua migração para a periferia das grandes cidades, com a saturação dos equipamentos urbanos e a conseqüente deficiência das infra-estruturas de moradia , de saúde e segurança, impactam diretamente a comunidade urbana . É sob esta ótica abrangente, que leva em consideração os diversos aspectos, que temos eleito opções , não nos limitando apenas às considerações corporativas.

Excelentíssimo senhor Ministro da Agricultura Reinhold Stephanes , o evento que inauguramos hoje conta com um importantíssimo apoio do Ministério da Agricultura : nossos sinceros agradecimentos senhor ministro. Este apoio , que enriquece nosso evento com o envio de palestrantes , com infra-estrutura , com a contratação de técnicos e tantas outros benefícios reforça a sua já notória sintonia com os produtores agropecuários.O senhor ministro identificou com precisão a necessidade da redução das taxas de juros e a implementou . Também , elegeu como prioridade a tarefa da renegociação das dívidas agropecuárias e isto também foi sacramentado. Acompanhamos de perto suas intervenções na criação do fundo de catástrofe e atual busca pela independência no que se refere aos insumos agrícolas entre outras incontáveis e acertadas ações. È por isso senhor ministro que , desde já , nós o consideramos um poderoso aliado para o aprimoramento de nossa legislação ambiental.

A verdade é que já passou da hora de discutirmos esta legislação, especialmente porque tanto a prática da produção de alimentos quanto grande parte das ações relacionadas à preservação ambiental são exercidas no mesmo espaço físico o que transforma em obrigação , e não em mera liberalidade , a participação do setor agropecuário nesta discussão.Em nosso ponto de vista tratam-se de questões tão importantes que não podemos nos dar ao luxo, inclusive , de nos sujeitarmos às indevidas utilizações eleitorais e ideológicas ou ao patrulhamento de qualquer natureza. Tais interferências são absolutamente irrelevantes pois o ambiente global e qualquer perspectiva de desabastecimento mundial de alimentos abrangem a todos nós , independentemente de raça , credo , orgulho nacional ou convicção política.
Por isso , senhor ministro , que esperamos contar com sua sensatez na expectativa de reformarmos o inadequado decreto 6514 que deveria regulamentar a lei de crimes ambientais e , também , nosso Código Florestal Brasileiro.

Tradicionalmente , os eventos técnicos realizados durante todos os eventos promovidos pela Sociedade Rural do Paraná contam com o apoio absoluto da Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná e da Emater o que novamente ocorre neste terceiro Rural Tecnoshow. Senhor Secretário , nossos agradecimentos e peço que estenda nossos agradecimentos ao Secretário licenciado Walter Bianchini e ao Senhor Governador Robeto Requião.

Outro de nossos grandes parceiros é a Federação da Agricultura do Estado do Paraná que tem aqui em Londrina , no Sindicato Rural de Londrina , através de seu presidente Narciso Picinatti , a pronta e eficiente atuação , capaz de viabilizar as importantes ações de parceria entre nossa entidade e o sistema sindical. Muito obrigado Narciso e , por favor estenda nossos cumprimentos ao presidente Ágide Menegheti .

Hoje , assinaremos o ato executivo que autoriza o início dos trabalhos de implantação de nossa Rural Dinâmica Paraná , uma importantíssima estratégia que assumimos para colaborarmos com as diversas instituições de pesquisa e extensão na transferência de conhecimento e tecnologia ao produtor. Esta nossa nova iniciativa da Rural só foi possível devido à pronta atuação dos senhores Alexandre Catelan , da Embrapa , Pichetti, presidente do Iapar, Wilmar Marçal , magnífico reitor da UEL, Gil Abelin, Chefe do Núcleo Regional da SEAB, Ildefonso da Emater
e especialmente aos diretores da Sociedade Ruiral do Paraná José Antônio Fontes e Vacir Favoreto que , com sua coragem e capacidade empreendedora demonstraram serem capazes de simplificar e traduzir em realização qualquer desafio. Uma salva de palmas para nossos diretores , por favor.

Estamos convictos de que a terceira edição do Rural Tecnoshow já é uma importante sinalização do destino vitorioso deste evento. Contamos este ano , inclusive , com a realização , sinultânea da primeira Expoinel PR , a Exposição Internacional da Raça Nelore , uma promoção da Associação dos Neloristas do Paraná. Ao presidente da Anel , sr José Carlos Romanelli , nosso compromisso de colaborarmos ao máximo com o sucesso deste grandioso evento e fica aqui publicamente registrados nosso convite e manifestação de disposição em abrigar , de maneira definitiva , este evento durante as próximas edições do Rural Tecnoshow.

Esta nossa confiança no futuro deste evento somente é possível graças ao trabalho de todos nossos diretores , conselheiros , sócios , colaboradores e patrocinadores. Pelo especial empenho de nossa prefeitura municipal de Londrina e também de Cambe , onde se encontra nosso centro tecnológico que abrigará o Ruaral Dinâmica Paraná. Enfim, nosso reconhecimento ao nosso diretor de atividade agroindustrial Luiggi Carrer , pelo brilhante trabalho na coordenação geral do Rural Tecnoshow e nossos especiais agradecimentos a todos vocês que nos honram pela sua presença nesta cerimônia de abertura deste evento que é , essencialmente , a materialização de compromissos que esta entidade cultiva para com a atividade a agropecuária e com a sociedade em toda a sua abrangência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário