terça-feira, 13 de outubro de 2009

Zé do Chapéu ou Zé do Café?

Estive hoje com o ex-ministro José Eduardo de Andrade Vieira. Conversamos bastante sobre a cafeicultura. Para quem não se lembra, quando foi Ministro da Indústria e Comércio do Governo Itamar Franco, o Ministro José Eduardo promoveu uma verdadeira revolução no comércio mundial do café. Por isso , o Zé do Chapéu como era conhecido é reverenciado até hoje pelos cafeicultores brasileiros.

2 comentários:

  1. Pedror Luizito Tarobá13 de outubro de 2009 às 22:40

    Pois é, não discuto sobre o café. Mas foi quando ministro da Ind. e Comércio que o sr. ex- Bamerindus acabou com a cotonicultura no Brasil. Lembra?
    Ele fez com o algodão brasileiro o que fizeram (FHC e HSBC) com o banco de sua família. Viraram, o banco e o algodão, pó...

    ResponderExcluir
  2. Como cafeicultor, não poderia deixar de fazer uma reflexão contraditória ao acontecido no algodão. No café, o Zé do Chapéu jamais será esquecido pela tacada de mestre ao propor a união de países produtores. Nesta ocasião ficou acertado que os produtoires organizariam as vendas(retenção), o que significou um choque e uma ação surpriendente no mercado. Os cafeicultores agredeceram a intervenção naquele momento, que motivou uma virada no mercado. Às vezes, a união de esforços pode gerar mais do que empenho de muitos dólares. Foi mesmo uma cartada que gerou resultados imediatos, digna de lembranças e reconhecimento.

    ResponderExcluir