quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Discurso de Kennedy pela paz

Eu havia planejado escrever algo sobre fome, produção de alimentos, etc ainda hoje mas, quando me preparava para escrever, lembrei-me deste discurso abaixo que havia lido recentemente . Este discurso foi proferido pelo então presidente dos Estados Unidos John Kennedy, em 1963. Tive acesso a ele (ao discurso, óbvio) quando lia um livro muito interessante de autoria do Jeffrey Sachs, diretor do Instituto da Terra , da Universidade de Columbia. Lembrei-me que, quando o li pela primeira vez, percebi que substituindo-se adequadamente algumas poucas palavras a retórica continuaria eficiente mas com efeito diverso. Foi o que fiz , substituindo apenas duas palavras: guerra e paz. Eu as substituí respectivamente por "fome" e "eliminação da fome". Ficou bem interessante.
O discurso original ,que conclamava os americanos a acreditar na possibilidade de uma cooperação com um inimigo implacável ,foi muito além disso e por isso é tão famoso. O líder soviético Nikita Khruschev considerou o discurso como o mais correto feito por um presidente americano desde Franklin Roosevelt e declarou sua intençao de negociar a suspensão dos testes nucleares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário