terça-feira, 17 de novembro de 2009

Eliminação da fome

"Muitos de nós pensamos ser impossível. Muitos pensam ser irreal. Mas esta é uma crença perigosa, derrotista. Leva a conclusão que a fome é inevitável, que a humanidade está amaldiçoada e que somos tomados por forças que não podemos controlar. Não precisamos aceitar esta visão.Nossos problemas são criados pelo homem portanto, podem ser resolvidos pelo homem. E o homem pode ser tão grandioso quanto quiser. Nenhum problema do destino humano está além dos seres humanos. A razão e o espírito do homem resolveram muitas vezes o que parecia não ter solução e acreditamos que podem fazer isso mais uma vez. Não me refiro ao conceito absoluto e infinito da paz e da boa vontade com o qual sonham utópicos e fanáticos. Não nego o valor de esperanças e sonhos, mas apenas reforçamos o desencorajamento e a incredulidade ao fazer disso nosso único e urgente objetivo.

Vamos nos concentrar em vez disso em uma eliminação da fome mais prática e alcançável, com base não em uma repentina revolução na natureza humana,mas em uma evolução gradual das instituições humanas, em uma série de ações concretas e de acordos efetivos do interesse de todos os envolvidos. Não há uma solução única e simples para a eliminação da fome, nenhuma fórmula mágica a ser adotada por um ou dois poderes. A eliminação da fome genuína deve ser o produto de muitas nações , a soma de muitos atos. Deve ser dinâmica , não estática, algo que muda para enfrentar o desfio de cada nova geração. Pois a eliminação da fome é um processo, uma forma de solucionar problemas.
Portanto, não vamos ficar cegos às nossas diferenças, vamos também dirigir nossa atenção aos nossos interesses comuns e aos meios pelos quais estas diferenças´podem ser resolvidas. e se não pudermos acabar com as nossas diferenças, pelo menos podemos ajudar a tornar o mundo mais seguro para a diversidade. Pois, no fim, nossa ligação comum básica é a de que vivemos neste pequeno planeta . Todos respiramos o mesmo ar. Todos cultivamos essa esperança pelo futuro de nossas crianças. e todos somos mortais.


John Kennedy

As palavras em vermelho substituíram outras originais do discurso conforme abaixo:

"fome" em substituição à "guerra";
"eliminação da fome" em substituição à "paz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário