sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Frio europeu em tempos de aquecimento global

A Grã-Bretanha registrou na madrugada de quinta para sexta-feira sua temperatura mais baixa desde o início deste inverno, com os termômetros marcando - 22,1ºC em Sutherland, na Escócia, apenas cinco graus da temperatura mais baixa já registrada no país, de - 27,2ºC. A previsão é de que o frio – provocado por ventos vindos do Ártico – continue na próxima semana, fazendo com que a temperatura caia ainda mais, podendo tornar este o inverno mais frio das últimas décadas.
Alemanha

A neve e os fortes ventos previstos para esta sexta-feira na Alemanha devem causar caos no sistema de transportes, segundo as autoridades. A expectativa é de que caia até 40 cm de neve no país, nesta sexta-feira. Em cidades como Dusseldorf, a Cruz Vermelha ergueu barracas aquecidas para emergências, depois que cerca de 10 moradores de rua congelaram até a morte nas últimas semanas, por causa do mau tempo.

Espanha e França

No norte da Espanha, a expectativa é de mais neve nesta sexta-feira, enquanto o sul foi atingido por enchentes.A França também se prepara para mais neve. Segundo o serviço de meteorologia francês, "a quantidade de neve esperada é significativa, excepcional até".

Leite Britânico

Durante a noite, várias regiões das ilhas britânicas sofreram com temperaturas na faixa de - 10ºC, e nesta sexta-feira, centenas de escolas continuam fechadas. A distribuição de leite também foi prejudicada, já que muitos caminhões não conseguiram chegar às fazendas produtoras.Alguns fazendeiros tiveram que jogar o leite fora, já que poucos tem instalações para estocar o produto por mais de um dia.

Eurotunel

Na quinta-feira, um trem que viajava de Bruxelas a Londres quebrou dentro do túnel sob o Canal da Mancha, provocando atrasos nas linhas da companhia. A empresa anunciou que seus serviços continuarão restringidos pelo menos até domingo.
Corte no gás

A alta demanda, provocada pelo mau tempo, aumentou a pressão sobre a distribuição de gás, fazendo com que 27 empresas tivessem seu suprimento cortado. Na quinta-feira, até 95 empresas chegaram a ter o gás cortado, mas a distribuição depois foi retomada para a maioria.
Segundo o ministro do Meio Ambiente, Hillary Benn, não há falta de gás e os estoques estão 70% cheios.As empresas afetadas, disse ele, têm um contrato especial pelo qual pagam menos pelo gás, mas podem sofrer cortes quando a demanda é alta. O ministro afirmou que os consumidores domésticos não precisam se preocupar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário