sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O aquecimento que esfria



O aquecimento global, as alterções climáticas em escala planetára são muito mais complexas do que se pode imaginar. Há 128oo anos ocorreu um fenômeno interessantíssimo.

Era do Gelo

Naquela época, a Terra estava saindo gradativamente da última era glacial mas o progressivo aquecimento global fez com que uma imensa geleira na América do Norte descongelasse.

Água doce na água salgada

O repentino despejo de água doce gelada alterou o padrão de circulação de correntes quentes no Oceano Atlântico Norte o que provocou o aumento na formação de áreas congeladas no mar.Com a apliação destas camadas de gelo, aumentou-se a cobertura branca da superfície do planeta ampliando-se a reflexão das radiações solares e,consequentemente, esfriando o planeta.
Resultado

O resultado final foi uma queda da temperatura global entre -15 e -12 graus C em apenas algumas décadas. Portanto, aquele aquecimento inicial provocou um abrupto e repentino resfriamento que perdurou por cerca de 1000 anos. Isso ficou conhecido como o evento de Dryas e foi muito bem estudado pelo papa da ciência das mudanças climáticas Wallace Broecker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário