Imagine uma floresta. Imagine que esta floresta tenha 100 metros cúbicos de madeira em pé, ou seja, em árvores, algumas mais jovens outras mais velhas, enfim : o equivalente a 100 metros cúbicos de madeira. Agora considere que esta floresta aumente, pelo crescimento natural das árvores , 5% ao ano. Assim, ao final de um ano o total de madeira disponível seria de 105 metros cúbicos e não mais os 100 metros cúbicos do início do ano.
Exploração Sustentável
Agora imagine que se pretenda explorar sustentavelmente a floresta dos 100 metros cúbicos de madeira. Ora, para que a exploração seja sustentável, deve-se extrair no máximo 5 metros cúbicos de madeira por ano, ou seja, aquilo que a floresta cresce ao ano. Extraindo-se mais do que os 5 metros cúbicos, a floresta começa a diminuir pois o crescimento natural não consegue compensar aquilo que foi retirado e a exploração deixa de ser sustentável.
Taxa de juros
Agora para encerrar a matemática da sustentabilidade. Vamos supor que a taxa de juros vigente seja de 10% ao ano. Sendo assim, explorando-se a totalidade da madeira da tal floresta de 100 metros cúbicos imediatamente, será gerado o equivalente em dinheiro a 100 metros cúbicos. Aplicando-se os recursos da venda desta floresta no mercado financeiro com a taxa de 10 % ao ano, esta floresta derrubada passaria a render o equivalente em dinheiro a 10 metros cúbicos anualmente. Isto é mais do que se poderia conseguir explorando-se apenas os 5% de crescimento natural que esta floresta teria todos os anos.
Recuperação florestal
Assim, com um taxa de juros maior que a taxa de crescimento ou recuperação florestal fica praticamente impossível pensar em exploração sustentável daquela floresta ou qualquer outro sistema natural. Infelizmente, a tomada de decisão acaba sendo feita baseada nestes aspectos econômicos e não levando em consideração argumentos ecológicos ou outro qualquer. Simplificadamente, isto quer dizer que quanto maior a taxa de juros vigente, mais difícil é garantir a exploração sustentável de qualquer fonte de recursos naturais.
Sustentabilidade é construir sem destruir... mas os seres humanos na maioria das vezes esquecem disso. Somos a parte menos importante e mais vulnerável de um sistema vivo no qual todos os seres vivos dependem de todos os seres vivos. Sustentabilidade é viver nos limites do possível.
ResponderExcluir