sábado, 9 de outubro de 2010

Matemática da Sustentabilidade


Imagine uma floresta. Imagine que esta floresta tenha 100 metros cúbicos de madeira em pé, ou seja, em árvores, algumas mais jovens outras mais velhas, enfim : o equivalente a 100 metros cúbicos de madeira. Agora considere que esta floresta aumente, pelo crescimento natural das árvores , 5% ao ano. Assim, ao final de um ano o total de madeira disponível seria de 105 metros cúbicos e não mais os 100 metros cúbicos do início do ano.
Exploração Sustentável
Agora imagine que se pretenda explorar sustentavelmente a floresta dos 100 metros cúbicos de madeira. Ora, para que a exploração seja sustentável, deve-se extrair no máximo 5 metros cúbicos de madeira por ano, ou seja, aquilo que a floresta cresce ao ano. Extraindo-se mais do que os 5 metros cúbicos, a floresta começa a diminuir pois o crescimento natural não consegue compensar aquilo que foi retirado e a exploração deixa de ser sustentável.
Taxa de juros
Agora para encerrar a matemática da sustentabilidade. Vamos supor que a taxa de juros vigente seja de 10% ao ano. Sendo assim, explorando-se a totalidade da madeira da tal floresta de 100 metros cúbicos imediatamente, será gerado o equivalente em dinheiro a 100 metros cúbicos. Aplicando-se os recursos da venda desta floresta no mercado financeiro com a taxa de 10 % ao ano, esta floresta derrubada passaria a render o equivalente em dinheiro a 10 metros cúbicos anualmente. Isto é mais do que se poderia conseguir explorando-se apenas os 5% de crescimento natural que esta floresta teria todos os anos.
Recuperação florestal
Assim, com um taxa de juros maior que a taxa de crescimento ou recuperação florestal fica praticamente impossível pensar em exploração sustentável daquela floresta ou qualquer outro sistema natural. Infelizmente, a tomada de decisão acaba sendo feita baseada nestes aspectos econômicos e não levando em consideração argumentos ecológicos ou outro qualquer. Simplificadamente, isto quer dizer que quanto maior a taxa de juros vigente, mais difícil é garantir a exploração sustentável de qualquer fonte de recursos naturais.

Um comentário:

  1. Sustentabilidade é construir sem destruir... mas os seres humanos na maioria das vezes esquecem disso. Somos a parte menos importante e mais vulnerável de um sistema vivo no qual todos os seres vivos dependem de todos os seres vivos. Sustentabilidade é viver nos limites do possível.

    ResponderExcluir