domingo, 14 de fevereiro de 2010

Baby Bust


Já ouviu falar de "Baby Bust"? É o inverso do "Baby Boom "que foi a explosão demográfica do pós-guerra. Acontece que em muitos países ricos as taxas de fertilidade se encontram abaixo das taxas de reposição, o que acarretaria em diminuição da população destes países.

Previsões da ONU

Segundo previsões da ONU, a população européia, incluindo Europa Ocidental, leste Europeu, Rússia ,Ucrânia e Moldávia, deve diminuir de 731 milhões para algo em torno de 664 milhões em 2050.

Programa Vinho para Todos

Caso a Itália mantenha sua Taxa de Fertilidade Total (TFT) atual até 2300, a ONU calcula que a população italiana declinaria dos atuais 58 milhões para apenas seiscentos mil! Apesar de ser muito pouco provável que as coisas ocorram desta maneira, estaria garantido uma propriedade e uma vinícola para cada habitante...

Um comentário:

  1. Bela foto, as videiras lá na Europa trazem consigo uma simbologia, uma nostalgia, o respeito ao trabalho, ao produto e ao produtor.
    Algo que jamais houve por aqui no Brasil.
    O absurdo chega ao ponto de desqualificarem o agricultor que planta morro abaixo, uma questão de logística de plantio, como vemos na foto. Ainda que este produtor faça plantio direto, tenha terraços, palhada suficiente e matéria orgânica, ou seja, todo um contexto pertinente ao bom manejo, este está susceptível ao achincalhamento e ao julgamento dos ecoxiitas de plantão.
    O mais legal é que muitos desses ambientalistas adoram o champagne francês e os vinhos chilenos produzidos nos morros, os queijos das cabras dos alpes, por aí afora....
    Em suma, vivemos num ambiente que menospreza o produtor, por ser do segmento primário.
    E ainda exaltam a força e a competitividade do agronegócio brasileiro, o produtor rural brasileiro é mesmo herói.
    O final desta história é a representatividade!

    ResponderExcluir