domingo, 28 de fevereiro de 2010

Pequena Solução Nuclear


Pequena Solução Nuclear. Assim é que estão sendo chamados os protótipos de pequenos reatores nucleares, capazes de abastecer de energia pequenas comunidades de forma segura e barata, segundo seus defensores. Ao contrário das grandes usinas nucleares, teriam baixo custo, pois seriam fabricadas em série, e baixo risco, pois seriam literalmente enterradas, instaladas no subsolo!

Projetos

Duas empresas estão apresentando projetos de mini-usinas nucleares. O projeto da NuScale Power é inspirado na tecnologia dos navios e submarinos nucleares .Já o projeto da Toshiba em parceria com o Instituto de Pesquisa do Setor de Geração Elétrica do Japão está baseado em uma tecnologia totalmente inovadora. Já existem 56 reatores deste tipo em construção sendo 19 na China.

Riscos

O fato de se tratarem de usinas pequenas e de disporem de novas tecnologias de segurança capazes de interromper a fissão nuclear em caso de falha no sistema de refigeração (que em geral é o que coloca em risco as usinas nucleares) faz com que alguns técnicos nos USA afirmem que em cinco anos já poderão haver alguns modelos aprovados. As informações são da National Geographic .

Um comentário:

  1. Deveriamos evitar coisas nucleares, pois, hj elas causam um certo tipo de mal, amanhã quando a ciência evoluí e descobre outros problemas já é tarde...

    ResponderExcluir