segunda-feira, 8 de março de 2010

Com quem está o poder?


Na sua opinião: com quem está o poder? Quem, de fato, tem o poder de decisão, de influenciar e construir o futuro de nossa cidade, de nosso estado, de nosso país? As associações? Os sindicatos?A imprensa? Os empresários? Os blogueiros? Os comentaristas anônimos dos blogs? Os banqueiros? Cada dia que passa, o poder se consolida nas mãos dos políticos.

Conclusão

Esta conclusão é resultado de minha experiência recente como presidente da Sociedade Rural do Paraná. Sempre reafirmo que presidir a Rural é uma honra e um privilégio: a Rural certamente é uma entidade de respeito que propicia a seu presidente um ponto de vista absolutamente privilegiado do cotidiano regional e, até mesmo, nacional.

Mandato

Presidindo a Rural ao longo dos últimos três anos e meio, pude conhecer , conversar e interagir com as mais diversas lideranças e representações. Da mesma forma que estabeleci um excelente relacionamento com o João Leal, presidente da associação do bairro vizinho ao Parque Ney Braga, pude conhecer, debater e discutir questões de relevância nacional com o Presidente Lula. É esse tipo de privilégio a que me refiro.

Portas abertas

Foi presidindo uma instituição tão respeitável que encontrei portas abertas nas esferas municipal, estadual e federal para apresentar reivindicações, sugestões, questionamentos e tudo o mais que uma entidade de classe normalmente executa no exercício de suas funções.

Evidente

O que ficou evidente durante todo este período é que, mesmo atuando tão dedicadamente e dirigindo uma entidade de tamanha representatividade, o poder de decisão está definitivamente nas mãos do político eleito. Está nas mãos do político que ocupa os cargos que efetivamente tem o direito de decidir sobre as questões que nos afetam diretamente.

Última instância

O poder está, em última instância, nas mãos daquele que adquiriu o direito de nos representar democraticamente através da via eleitoral,do voto popular, após passar por alguma organização partidária. O Brasil é assim: uma democracia representativa e essa representatividade somente é adquirida pela via eleitoral e pela organização partidária. Entendeu onde quero chegar com esta análise simples e prosaica?


4 comentários:

  1. entendi onde vc quer chegar... q comece a campanha eleitoral...

    ResponderExcluir
  2. Aí está o perigo de se votar errado, as decisões estão mesmo nas mãos daqueles que elegemos, daqueles a quem entregamos o poder, por isso a responsabilidade é toda nossa...
    É importantíssimo conhecer o candidato em quem vamos votar, saber do seu passado, de suas intenções, de sua força de vontade em construir um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  3. Andorinha só não faz verão... além de contar com um representante idôneo é preciso lembrar que o mesmo está dentro de um partido, que agrega muitos outros nomes, e este partido é dono do mandato do eleito. Ter consciencia da enorme carga de trabalho é fundamental para entender que a formação da equipe do eleito é uma das principais chaves do início de um trabalho que traga resultados positivos ao povo que o eleito representa.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda acredito que os comentaristas anônimos dos blogs irão dominar o mundo. hehehe!

    ResponderExcluir