terça-feira, 16 de março de 2010

Segurança II

Continuamos estudando alguns casos reais de combate à criminalidade e, em especial, o caso da cidade de Nova York. Lá , onde popularizou-se a estratégia da "Tolerância Zero", através de análises estatísticas comprovou-se que, apesar da fama, foram outros os fatores que mais contribuíram para o aprimoramento da segurança.
Leis mais duras em relação a armas

Nos Estados Unidos há pesquisas suportando o que parece óbvio: quanto mais fácil se torna a obtenção de armas, maiores são os casos de homicídios. Penas altas para indivíduos flagrados na posse ilegal de armas tiveram efeito direto, porém moderado, na queda da criminalidade.
Queda no preço das drogas!

Ao menos nos Estados Unidos, a queda no preço do crack no início da década de 90 fez com que diminuísse o calor das disputas entre traficantes do setor. Com a queda dos preços, os jovens traficantes passaram a diminuir seus próprios riscos, inclusive os relativos à prática de um homicídio por disputa por área. Passou a não valer à pena...Calcula-se que o "crash" no mercado do crack americano na década de 90 tenha contribuído com 15% da queda da criminalidade nos anos 90 em Nova York. Entretanto, o boom nos preços antes à década de 90 contribuiu com um aumento na criminalidade em escala bem maior do que a diminuição posterior de 15%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário