segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aldeia Potemkim


Confesso que não conhecia a expressão até muito recentemente. O termo "Aldeia Potemkin" tem sido usado para designar situações aparentemente prósperas mas que, na verdade, não estão em tão boas condições assim.Uma riqueza de fachada.

Origens

Diz a lenda que a imperatriz Catarina da Russia resolveu, em 1787, percorrer as províncias do império. Seu primeiro ministro à época, um tal de Grigori Aleksandrovich Potemkin, seguia à frente da comitiva construindo falsas fachadas nas aldeias transmitindo à imperatriz a ilusão da prosperidade.

Desmontagem e montagem

E foi assim que se deu: a cada aldeia que a Imperatriz chegava, encontrava o cenário montado que, após sua passagem, era desmontado e reerguido na próxima aldeia. Tudo em ritmo acelerado, transitando por atalhos, antecipando a chegada do cortejo imperial.

Outras aldeias

Você conhece alguma '"Aldeia Potemkim"? Percebe alguma similaridade com a realidade contemporânea? Países à beira da bancarrota enquadram-se bem nesta metáfora. Bolhas econômicas também. Ditaduras então, são as próprias "Aldeias Potenkim" aos olhos da comunidade internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário