quinta-feira, 3 de junho de 2010

Alemanha 74

Feriado é bom por isso: há um descompromisso geral. Pode-se dedicar o tempo a quase tudo e eu escolhi, como tema de minha divagação, as copas do mundo, ou melhor, as copas que assisti.

A primeira

Nasci em 66 ,depois da copa, e não me lembro da copa de 70. Minhas primeiras lembranças são da copa de 74. Lembro que jogamos contra a Alemanha Oriental, a Argentina, acho que a Yugoslávia, a Holanda na semi-final e a Polônia, disputando o terceiro lugar.

Barreira

Tivemos lances marcantes naquela copa. O Jairzinho abaixando-se na barreira para a cobrança de falta do Rivelino foi fantástico. Mas a Argentina também fez uma falsa barreira contra o Brasil e,quando cobraram a falta, correram para o lado e também tomamos um gol meio parecido.Mas foram em jogos diferentes.O gol do Rivelino acho que foi contra a Alemanha Oriental.

Cartão vermelho

Lembro-me também na semi-final contra a Holanda, já perdendo de 2x0 e que o Luizão Pereira foi expulso. Acho que agarrou o atacante holandês pelas pernas!Mas o time brasileiro não jogou mal contra o "Carrossel Holandês", não. Contra a Polônia do Lato, perdemos de 1 x 0 mas não me lembro de termos jogado bem.

Carrosel Holandês

Todo mundo fala do carrossel holandês como uma forma de jogar da Holanda de 74 onde os jogadores não guardavam posição, mudando constantemente de função. Cheio de craques, o time era bom mesmo mas perdeu a Copa para a Alemanha na final. Mas havia uma característica daquele time que era espetacular, quando 5, 6 jogadores corriam em direção à bola para recuperá-la, encurralando o jogador adversário.Era impressionante.

Brasil

No final da Copa de 74, o Brasil que a iniciou como campeão, retornou para casa como quarto colocado. O técnico Zagalo, então, ficou conhecido como retranqueiro, fama que somente foi desfeita quando em 98 montou uma seleção brasileira mais ofensiva que a de 94 do Parreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário