segunda-feira, 19 de julho de 2010

Divagação


Faz tempo que não divago por aqui mas, hoje, não resisti a uma recaída. É culpa de um casamento que fui sexta-feira em Cornélio Procópio.

Música

O casamento religioso, igreja católica, transcorreu como todo casamento deve transcorrer. Os noivos felizes, famílias felizes, tudo certo. Acontece que havia um maestro e um coral que deram um toque especial à cerimônia. Foi bonito.

Cantores

Enquanto escutava a apresentação do coral refleti que, observando qualquer coral, não aquele especificamente, fica nítido que a maioria deles é composta por cantores amadores que, isoladamente, jamais poderiam ser cantores: normalmente não tem a afinação necessária.

Grupo afinado

Mas por quê como coral, como grupo, o resultado é afinado? Nunca vi um coral que não fosse afinado. Aquele mesmo era muito bom. O grupo cantando gera um resultado bastante satisfatório e normalmente muito melhor do que aquele gerado pelos cantores amadores que o compõem individualmente. Por quê?

Explicação

A explicação é simples. O erro na afinação, sejam altos ou baixos, tendem a se dispersar de maneira homogênea. Explicando melhor: existe tanta gente cantando em tons mais agudos do que o adequado, quanto gente cantando em tons mais graves . Assim, os erros de afinação acabam naturalmente anulando uns aos outros, gerando um resultado agradável de se ouvir.

Ou então...

Ou então isso aqui tudo não passa de uma divagação sem fundamento e aquele pessoal do coral era mesmo muito afinado... Pode ser isso também.

Um comentário:

  1. a união faz a força tio! hsuahsau :) mas adorei a reflexao. bem observado!

    ResponderExcluir