sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Justiça do Paraná proíbe o "voto consciente"

A manchete da postagem é sensacionalista, não explica,apenas provoca.A notícia ,na íntegra ,é a seguinte.“Voto consciente” é o lema da campanha que, há meses, a RPC realiza para ajudar o eleitor a fazer a melhor escolha dentre os candidatos nas presentes eleições. A campanha prega (e oferece) a necessidade de o eleitor se informar corretamente sobre os políticos que pedem seu voto antes de fazer a escolha final. Portanto, o lema “voto consciente” faz supor que só os melhores merecerão ter seus nomes clicados na urna eletrônica.

Pois bem: a coligação “Novo Paraná”, que sustenta a candidatura de Beto Richa ao governo do estado, acaba de ser proibida pela Justiça de utilizar o lema como “slogan” de campanha – como vinha acontecenco no intervalo de exibição de cada candidato da coligação nos programas gratuitos de rádio e televisão.

A proibição foi decidida pelo juiz Juan Daniel Sobreiro, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ao aceitar representação formulada pelo advogado Luiz Fernando Pereira, da equipe jurídica da coligação adversária – “A união faz um novo amanhã”, que apoia Osmar Dias. Em sua decisão, o juiz afirmou:

“É notória a difusão de campanha com idêntico nome por parte da RPC (Rede Paranaense de Comunicação). [...] “Assim, é verossímel a intencional vinculação do slogan pelos representados com a referida campanha, no intuito de amealharem indevidamente a simpatia do eleitorado, ao propor a noção subliminar de que seus candidatos representem o ‘Voto Cons­­ciente’ exposto pela RPC, acarretando desequilíbrio indevido no pleito.”De Celso Nascimento na Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário