sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Incentivo

Por aqui, até que as coisas andaram calmas, mas como o Paçoca com Cebola postou lá minha postagem sobre a doação de recursos públicos para o pagamento de parte do aluguel da Dedic, a coisa deu uma fervida por lá.

Insinuações

O que mais rolou foram insinuações. Pedem para o Ministério Público investigar e por aí vai.Mas,sinceramente, refletindo sobre o assunto, não vou para esse lado,não. Estamos falando de um negócio entre grandes grupos empresariais . Estamos falando de uma prefeitura e de uma câmara de vereadores inteira.Não tem lógica.Mas não quer dizer que não haja espaço para observações.

Opinião

Em minha opinião, situações como essas são fruto da ausência de uma estratégia geral para se tratar a questão.Acredito que a iniciativa da prefeitura tenha como objetivo simplesmente conferir à Dedic incentivos para que seja realmente competitiva nacionalmente enquanto instalada em Londrina, garantindo empregos , etc...

Critérios

A questão fundamental é que, como não contamos com uma política moderna de incentivo à geração de empregos institucionalizada, as questões finalizadas caso-a-caso passam a ser interpretadas das mais diversas maneiras.

Pontos de vista diferentes

Na administração passada, o que se via era que a estratégia utilizada para a atração de empresas e geração de empregos estava amparada na "doação" de áreas . Agora, pelo que entendi ,o subsídio ao aluguel pretende garantir uma redução nos custos equivalente a 2% do faturamento bruto previsto da empresa .

Crítica

Quando na minha postagem (governança) especulei sobre o que teria acontecido, sob quais circusntâncias chegou-se à conclusão de que se deveria pagar o aluguel da Dedic, estava satirizando uma negociação que deve ter acontecido em condições evidentemente diferentes ,mas que construíram a solução do incentivo através do aluguel. A crítica não é à solução em si,que poderia ser esta ou outra qualquer,de acordo com a legislação,não é esse o ponto.A crítica cabe à necessidade da negociação específica.

Dá para mudar

Espero que algo seja feito.Acredito que Londrina tenha todas as condições de institucionalizar através do executivo e de sua câmara de vereadores uma política consistente de atração de investimentos empresariais e geração de empregos aprimorada e realmente ousada.Um passo além do que contamos hoje.

Regras e liberdade

Fico imaginando que durante a elaboração e discussão de uma nova política a ser institucionalizada , com regras claras e abrangentes, os próprios vereadores teriam muito mais liberdade na defesa de seus pontos de vista.Imagino que possa haver situações,hoje em dia, em que determinado vereador possa discordar do incentivo previsto à alguma empresa, ou à doação de áreas.Entretanto,diante da exposição frente a centenas ou milhares de funcionários e seus familiares, é natural que tenha dificuldades para defender suas posições.
.
Debatendo conceitos
.
Contudo,quando se debate conceitos, princípios e regras não há nenhum tipo de constrangimento.Pelo contrário, há espaço para a defesa explícita de pontos de vistas e princípios o que, ao menos teoricamente, poderia gerar um plano estratégico e de desenvolvimento que refletisse as prioridades municipais atuais quanto ao tipo de atividade a ser incentivada, perfil de mão-de-obra a ser ocupada e tantas outras coisas.
.
Mais coisas

E há muito mais à respeito do assunto.O apoio ao empresariado estabelecido, planejamento da infra-estrutura e muitos outros pontos que especialistas poderiam discorrer muito melhor do que eu. Acredito que esteja mais do que na hora para ser desencadeada a elaboração de um planejamento estratégico e de uma nova política de desenvolvimento para Londrina,mas não apenas isso.Entendo como importantíssimo que este planejamento e esta nova política sejam institucinalizados através do legislativo, para que não acabe dentro de uma gaveta como já cocorreu com um tal PDI no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário