segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Bolsa Caipira

Depois do "Bolsa Família",estão tentando criar no Congresso Nacional o " Bolsa Caipira". A origem é o PL 5425/09 do deputado federal do DEM mineiro Carlos Melles que foi aprovada pela Comissão da Agricultura , Pecuária e Desenvolvimento Rural. O projeto de lei prevê o pagamento de R$ 500,00 por hectare cultivado por ano,com previsão de correções bi-anuais até que se atinja os R$ 750,00 por ano. A argumentação à favor do projeto de lei é de que,segundo a Embrapa e a FGV, 70% dos produtores rurais brasileiros podem,hoje, ser classificados como "miseráveis".

Considerações

Apesar de haver um caminhão de argumentações favoráveis à inicativa,acho muito,mas muito pouco provável que uma iniciativa como essa prospere em uma sociedade tão urbanizada como a nossa.Urbanização,inclusive, ratificada pelos números do censo.Por outro lado,a proposta é tão "distraidamente" socialista, (foi proposta por um parlamentar do DEM,ein!), que é bem possível que seja abraçada pela esquerda e ,então, seja aprovada como um benefício para assentados da reforma agrária ou para a agricultura familiar.Agora, se tem algum fazendeirão esfregando as mãos com a perspectiva de uma mesadinha, pode esquecer e ir tirando o cavalinho da chuva ...Pelo menos eu não acredito nessa hipótese.

Um comentário:

  1. http://twitter.com/CarlosMelles
    RT @deputadoHauly: Como ex presidente Soc. Rural PR, o @kireeff analisa projeto meu amigo @carlosmelles (DEM-MG): http://migre.me/38TCW
    9:01 AM Dec 28th vía TweetDeck

    ResponderExcluir