quarta-feira, 15 de julho de 2009

Ao completar 60 anos...


Ao completar sessenta anos, a Sociedade Rural do Paraná confronta-se com mais um desafio. O desafio de aparelhar-se, modificar-se, modelar-se em acordo com as exigências que a sociedade contemporânea impõe às entidades de classe que pretendem representar com eficiência seus associados.

Quando em 1946 a Sociedade Rural do Paraná foi fundada , ainda como Associação Rural de Londrina , foi inaugurado um processo de absoluta sintonia entre as pessoas que a fundaram , seus objetivos estatutários e a forma como aquela entidade interagia com a sociedade. É desta forma que se explica o crescimento de nossa entidade , da crescente respeitabilidade , da representatividade inequívoca que se construiu a partir de então.

Coube aos sucessores daqueles primeiros idealizadores a responsabilidade em manter as ações e os objetivos da Sociedade Rural do Paraná sintonizados com os anseios e expectativas do quadro social que se construiu ao longo dos anos. Ações políticas , posicionamentos corajosos e campanhas vitoriosas formam o substrato onde as diversas lideranças construíram a história da Rural . E foi a precisão com que estas lideranças atuaram que tornou a história da Rural tão respeitável. Nossos líderes , conseguiram ao longo de tantos anos identificar com precisão os pontos fundamentais de interesse dos agropecuaristas paranaenses e atuar com a precisão necessária .

E é este o desafio que a Sociedade Rural do Paraná enfrenta. Enfrenta o desafio de identificar prioridades em um mundo que se desenvolve sob um ritmo historicamente inédito. A imensa quantidade de informações que estamos sujeitos é diretamente proporcional à quantidade de decisões , posicionamentos que uma entidade tem que tomar para que ela represente adequadamente seu quadro social. Inserida neste novo cenário , ao atuar em defesa da classe , a entidade precisa ser maleável o suficiente para não se prender à fórmulas bem sucedidas em determinado momento mas que , muito rapidamente , tornam-se obsoletas e inadequadas .

Enfim , a Sociedade Rural do Paraná precisa modernizar sua operação adequando-se à nova realidade . Uma nova estrutura administrativa deve ser implementada pois as exigências gerenciais são cada dia mais complexas. Uma comunicação ágil e eficiente é fundamental para que a entidade se faça ouvir e para que seus associados sejam ouvidos. É essencial que a Rural seja capaz de continuamente modificar-se ao ritmo com que a sociedade conteporânea evolui. Somente assim , nossa entidade poderá honrar a história de representatividade e liderança que sempre exerceu na agropecuária paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário