segunda-feira, 13 de julho de 2009

Discurso de Abertura da 48ª ExpoLondrina

Estamos abrindo, pela quadragésima oitava vez consecutiva, nossa exposição. Elegemos como tema central “a busca pela produção sustentável de alimentos” porque acreditamos que a prática da produção de alimentos não deva gerar seu próprio fim. Pelo contrário, esta prática deve garantir sua perenidade. Deve garantir a manutenção da fertilidade de nossos solos, da qualidade de nossas águas, de nosso ambiente, da saúde financeira de cada produtor.

A produção sustentável que buscamos é aquela que procura o apoio das variadas tecnologias que preservem o substrato onde é praticada. Estamos falando em melhoramento genético animal e vegetal, na prática do plantio direto, na rotação de culturas, na agricultura de precisão e na agricultura orgânica.

Quando pregamos a preservação da qualidade de nossas águas, insumo essencial não apenas da produção de alimentos, mas da própria vida, também falamos da utilização racional de agroquímicos, dos programas de microbacias e da recomposição de nossas matas ciliares. Entendemos, inclusive, que a abordagem genérica de nossa legislação sobre reserva legal e matas ciliares, deva ser objeto de aprimoramento, levando-se em consideração em primeiro lugar nossos compromissos ambientais e, também , as particularidades hidrográficas e topográficas regionais para que os diversos aspectos da sustentabilidade sejam contemplados.

Ao inserirmos em nosso projeto de produção sustentável os aspectos econômicos, o fazemos porque a saúde financeira do produtor é fundamental para que ele se mantenha junto à terra , produzindo alimentos.

Excelentíssimo senhor Ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, esta entidade é conhecedora da precisão com que vossa excelência identifica os principais desafios da agropecuária brasileira e reconhecemos seu empenho na busca pela superação destes desafios. Há um ano, vossa excelência pregava a redução das taxas de juros pagas pelos agropecuaristas e isto já é uma realidade. As diversas prorrogações dos vencimentos das dívidas também demonstram com clareza sua determinação em criar as condições necessárias ao plantio desta safra que, diga-se de passagem, deverá ser histórica, tanto pela quantidade a ser colhida, quanto pela renda bruta que deverá gerar. É por isso, senhor ministro, que apoiamos seus esforços em busca não apenas de mais uma prorrogação de dívidas, mas da renegociação deste passivo em caráter definitivo. Não pedimos perdão de dívidas, muito menos privilégios. Apenas que as particularidades do processo de construção deste endividamento sejam levadas em consideração. Que os compromissos finais tenham a dimensão proporcional à capacidade de pagamento dos produtores.

Ao longo destes últimos vinte meses à frente desta entidade, pude debater o assunto com vários produtores que estão hoje aqui. Homens de bem, com histórias de vida marcadas pela conduta reta, homens de mãos calejadas, da tez marcada pelo trabalho de sol a sol. Homens que, apesar de terem produzido as maiores safras da história deste país encontram-se ainda impossibilitados de honrarem seus compromissos.

É em nome destes homens de bem, destes produtores, que a Sociedade Rural do Paraná coloca-se à disposição do senhor ministro para enfrentar qualquer que seja o desafio para que se construa uma solução para o endividamento da agropecuária brasileira de forma definitiva.
Pela primeira vez, nossa exposição abrigará a Feira de Sabores do Paraná. E é com muita satisfação que o fazemos pois, ao abrigarmos em nosso pavilhão internacional mais de cem produtores da agricultura familiar, estamos ratificando nosso compromisso com a agroindustrialização, com a verticalização da produção da pequena propriedade, aumentando a renda por unidade de área, gerando a demanda por mão de obra, garantindo a manutenção do produtor no campo. Aliás, programas conduzidos pela Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná como os da Agroindústria Familiar, do trator solidário, das alianças mercadológicas, da irrigação noturna, são aqueles capazes de transformar, de modificar, de reformar a estrutura agrária de nosso estado e de nosso país.

Esta maneira de promover a reforma de nossa estrutura agrária conta e contará sempre com o apoio entusiasmado da Sociedade Rural do Paraná. Aquela outra extemporânea, truculenta, que impõe uma visão única do processo, que rechaça a lei e a democracia através da invasão de fazendas, esta entidade recusa-se a aceitar.

Não negamos a necessidade da inclusão social. Não optamos por uma abordagem maniqueísta sobre o tema. Diante da violência de uma invasão, nosso posicionamento sempre será pautado pela absoluta priorização da vida humana e pela observância radical da lei.
Mas, sinceramente, para nós da Sociedade Rural do Paraná, reforma agrária é o que está exposto em nosso Pavilhão Internacional, na feira Sabores do Paraná, é a força modificadora intrínseca dos programas governamentais aqui citados: o resto não passa de desordem e violência inúteis.

Daqui a pouco, abriremos o seminário “Por uma produção sustentável”. Este evento, que contará com importantes palestrantes, tanto nacionais quanto internacionais, além de introduzir em nossa exposição um padrão inédito de discussão, abordando as mais atualizadas questões de nossa agropecuária, simboliza os primeiros passos em direção à consolidação da internacionalização de nossa exposição.

O Paraná, destino obrigatório de todos os grandes compradores de alimentos mundiais, terá cada dia mais na ExpoLondrina sua grande vitrine para apresentar ao mundo o que se melhor produz em nossas terras, em nossos campos. Este evento, importantíssimo em nossa agenda, somente foi possível graças ao Governador Roberto Requião que, desde o primeiro momento, não apenas apoiou a iniciativa, como também demonstrou entusiasmo e viabilizou, sob todos os aspectos sua realização. Governador Roberto Requião, em nome da Rural, nossos sinceros agradecimentos.

Nossos pavilhões estão repletos da melhor genética pecuária. Nosso parque de máquinas apresenta ao produtor o que há de mais moderno na tecnologia da produção. Os agentes financeiros parceiros da agropecuária estão aqui presentes ofertando o crédito para que os melhores negócios possam ser realizados nos próximos dez dias. Nossa agenda técnica propiciará o debate, a discussão, a transferência do conhecimento diretamente ao produtor: estamos diante da maior feira dos sessenta e um anos de nossa história.

Esta grandiosidade somente é possível graças ao comprometimento de todos nossos diretores, conselheiros, sócios, colaboradores e expositores. Também pelo especial empenho de nossa prefeitura municipal de Londrina, de suas secretarias e autarquias, lideradas pela pasta da agricultura. Também agradecemos à Prefeitura de Cambé pela sempre pronta atenção às nossas demandas. Enfim, nossos especiais agradecimentos a todos os presentes pela honra de nos prestigiar-nos nesta solenidade de abertura de nossa querida Exposição, a grande mostra da excelência do que se faz e se produz no Paraná e no Brasil, o maior espetáculo da nossa terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário